Para compreender o que é bioma é necessário compreender que ele engloba uma série de fatores bióticos e abióticos.
O bioma é uma unidade biológica que possui características definidas pelo macroclima, fitofisionomia, solo e altitude.
Ele é o conjunto de espécies animais e vegetais associados ao clima e relevo que passaram, historicamente, pelos mesmos processos de formação de paisagens que resultaram em uma diversidade própria de flora e fauna.
Sendo assim, biomas são grandes regiões geográficas que compartilham as mesmas características físicas, biológicas e climáticas.
Os biomas costumam ser definidos pela vegetação principal que compõe aquele local, no entanto, também podem ser usados critérios climáticos para dividir biomas.
Existem vários biomas terrestres no planeta Terra, entre eles estão as Florestas Tropicais, as Florestas Temperadas, as Tundras, os Desertos, as Savanas, os Estepes e as Montanhas, por exemplo.
Os biomas podem ter grandes extensões e englobar biomas menores em algumas regiões, por isso, podem ter locais onde a vegetação difere um pouco, mas continuam compartilhando características importantes.
Esse é o caso do Cerrado, pertencente ao bioma das Savanas e, da Mata Atlântica que faz parte do bioma das Florestas Tropicais.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.