Receita fácil de fazer: Conheça o sagu de vinho!

Que tal inovar na sobremesa depois da ceia de natal? Confira nesse post como fazer um deliciosa receita fácil para fazer sagu de vinho.

Diretamente do Rio Grande do Sul, o sagu é uma sobremesa tradicional do sul do Brasil e é feita de bolinhas da fécula de mandioca e vinho tinto.

Leia mais: Pavê de Natal: Saiba como fazer essa receita prática e super deliciosa

Por ter um alto teor de carboidratos, o sagu é ótimo como fonte de energia para o corpo, sendo assim, uma ótima opção para quem tem o hábito de praticar exercícios. O sagu também é rico em minerais, ferro e cálcio, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio entre as células e para formação óssea. Com isso, separamos uma receita simples de sagu de vinho, confira!

Receita de sagu de vinho

Ingredientes Sagu de Vinho:

  • 2 xícaras de chá de sagu
  • 3 xícaras de chá de vinho tinto
  • 6 xícaras de chá de água filtrada
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 6 cravos-da-índia.

Modo de preparo:

Em um recipiente, hidrate o sagu com 2 xícaras de água e deixe descansar por 1 hora.

Em seguida, em uma panela, coloque o vinho tinto, o açúcar, a água, a canela e os cravos. Então, misture tudo até que o açúcar dissolva.

Em fogo alto coloque a panela com as misturas acima, e espere levantar fervura, depois disso adicione o sagu hidratado e deixe cozinhar por 30 minutos ou até perceber que o sagu esteja transparente.

Para evitar que o sagu grude no fundo da panela, mexa por alguns momento. Depois disso, retire o sagu do fogo e retire a canela e o cravo da panela.

Transfira o sagu para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente, após isso, cubra com plástico filme e coloque na geladeira por no mínimo duas horas antes de servir.

Por fim, o sagu pode ser servido com creme inglês, confira como fazer ele.

Ingredientes para o Creme Inglês:

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de creme de leite
  • ⅔ de xícara de chá de açúcar
  • 4 gemas
  • ½ fava de baunilha

Em um recipiente, coloque as gemas de ovos, 1 ⁄ 3 do açúcar e bata até formar um creme e reserve.

Em seguida, corte a fava de baunilha e retire as sementes.

Então, em uma panela, coloque o leite, o creme de leite e o resto do açúcar e as sementes da baunilha, leve em fogo baixo e misture tudo delicadamente.

Adicione aos poucos o creme de gemas feito e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até engrossar o creme inglês.

Por fim, retire do fogo e transfira para uma travessa e cubra com plástico filme, leve à geladeira para esfriar, após 2 horas já está pronto para servir com o sagu de vinho.

Então, agora que você sabe fazer essa receita fácil para fazer sagu de vinho. Encaminhe para aquele seu amigo que adoraria prepara-la também.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.