Alimentos que ajudam a reduzir o processo de degeneração cognitiva
Confira agora o que comer para melhorar a saúde do seu cérebro!
Certamente você conhece aquele ditado de que você é o que você come, não é? Então saiba que ele faz todo sentido quando falamos do cérebro, uma vez que a alimentação pode piorar ou melhorar o funcionamento do órgão. Por isso, continue a leitura para saber quais são os alimentos que têm potencial para diminuir a degeneração cognitiva.
Leia mais: Veja como fazer um delicioso espetinho de frutas grelhadas
Degeneração cognitiva
Com o passar da idade, algumas pessoas podem sofrer com perda de memória, que pode ser progressiva e muitos, em alguns momentos, chegam a se esquecer de toda sua história. Esse é o caso do mal de Alzheimer, por exemplo. Contudo, a alimentação pode ajudar a minimizar esse processo.
Alimentos que diminuem o processo de declínio cognitivo
1. Oleaginosas
As oleaginosas, como castanhas e amêndoas, são excelentes fontes de selênio e zinco, minerais que exercem funções importantíssimas no cérebro. Além disso, esses alimentos também são ricos em ômega 3, um tipo de gordura boa que cobre e protege as células cerebrais.
2. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como acerola, framboesa e cereja, são fontes de fisetina, um tipo de antioxidante que serve para estimular a memória a longo prazo e também auxilia na atuação das substâncias conhecidas como neurotransmissores. Por essa razão, essas frutas são muito relevantes na prevenção de doenças como o Alzheimer, por exemplo.
3. Peixes
Além das oleaginosas, os peixes também são riquíssimos em ômega 3, por esse motivo, é super válido que você inclua esses alimentos na sua dieta. Nesse sentido, o ideal é que você dê preferência aos peixes como salmão e atum. Quanto ao consumo, pode ser cozido, assado, na forma de patês ou grelhado, conforme sua preferência.
4. Azeitonas
As azeitonas possuem uma substância chamada hidroxitirosol, responsável por combater a degeneração dos neurônios. Por essa razão, a longo prazo elas são ótimas aliadas para prevenir o mal de Alzheimer.
Para consumir mais azeitonas no dia a dia, uma dica é usá-las durante preparo de carnes, saladas e risotos. Além disso, azeitonas são um ótimo aperitivo, podendo ser servidas em festas e reuniões com os amigos.
Comentários estão fechados.