Amebíase

Continue lendo para conhecer melhor essa doença parasitária.

A amebíase é doença infecciosa muito comum em todo o mundo, causada por um parasita que se instala no intestino dos humanos.

Geralmente, essa doença ocorre em locais onde o saneamento básico é precário, com alimentos e água expostos à contaminação de fezes.

Causas da amebíase

A amebíase é causada pela Entamoeba histolytica, que é ingerida em água ou alimentos contaminados por ele.

A entrada desse parasita no corpo também pode acontecer pelo contato direto dele com a pele. Os cistos liberados pela Entamoeba histolytica podem sobreviver por meses no ambiente em que estão, geralmente, as fezes, o solo ou os cursos d’água.

Sintomas de amebíase

A maior parte das pessoas que estão com infecção de amebíase não apresenta sintomas, entretanto, eles podem aparecer entre 7 e 10 dias após a infecção.

Os principais sintomas de amebíase são as cólicas abdominais, a evacuação com muco ou sangue, presença de flatulência, muita fadiga e perde de peso.

Nos casos graves, também pode ocorrer a presença de fezes líquidas e com muita frequência, febre e vômitos.

Diagnóstico de amebíase

O médico deve ser consultado sempre que o paciente apresentar diarreia persistente, pois pode levar a um caso grave de desidratação.

O diagnóstico de amebíase é realizado a partir de sintomas e exames de fezes e sangue. Caso haja alterações, o médico pode pedir também exames de imagem como ultrassom.

Tratamento da amebíase

Na maioria dos casos, o tratamento da amebíase é simples. Geralmente, o médico prescreve um vermífugo por 10 dias que é administrado via oral, em comprimidos.

Também podem ser usados medicamentos para tratar os sintomas associados, como dores e náuseas.

Caso a infecção seja grave e o parasita consiga invadir tecidos ou órgãos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar os danos.

Amebíase tem cura?

Em grande parte, o tratamento de amebíase é muito bem sucedido e a infecção dura, em média, apenas duas semanas.

No entanto, a infecção pode se agravar caso não seja tratada corretamente. Por isso, é muito importante seguir o tratamento proposto pelo médico até que a infecção esteja completamente controlada.

Prevenção da amebíase

Confira como se prevenir para não se infectar com a amebíase:

  • Sempre lavar as mãos com água e sabão;
  • Lavar bem os alimentos consumidos crus;
  • Consumir apenas água tratada ou mineral;
  • Evitar produtos não pasteurizados.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More