A ancilostomose é uma verminose conhecida popularmente como amarelão que é provocada por dois tipos de nematelmintos: Ancylostoma duodenale ou Necator americanos.
Os vermes que causam essa doença são pequenos, podendo ter apenas 1,5 cm de comprimento, e sua ocorrência predomina em áreas rurais com pouco saneamento básico.
Estima-se que essa infecção de ancilostomose atinja de 500 a 700 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.
Ciclo de vida dos nematelmintos
Os indivíduos adultos dos vermes vivem e se reproduzem no intestino delgado do hospedeiro. Os ovos formados na reprodução são eliminados junto com as fezes e, caso elas entrem em contato com o solo ou água, podem contaminar o ambiente.
Em temperaturas elevadas e boa umidade, os ovos eclodem e liberam as larvas que podem sobreviver até 7 dias no ambiente.
Essas de larvas podem amadurecer e infectar outros hospedeiros através da pele, passam para a corrente sanguínea e chegam aos pulmões.
Nos pulmões, as larvas perfuram os alvéolos e sobem pela traqueia, chegando até a faringe, onde são engolidas e vão parar no intestino delgado, onde se estabelecem e se reproduzem reiniciando o ciclo.
Sintomas de ancilostomose
Um dos principais sintomas de ancilostomose é a infecção intestinal, que causa dores abdominais e diarreia.
Os vermes se alojam no intestino delgado do hospedeiro, ou seja, do corpo humano. Eles ficam agarrados nas paredes intestinais pelos dentes, provocando lesões e hemorragias.
Isso faz com que o indivíduo perca sangue e tenha anemia, fazendo com que a pessoa apresente a pele amarelada.
Além disso, podem surgir outros sintomas, como pele irritada no local que o verme entrou no corpo, geralmente nos pés, desânimo, perda de peso, fraqueza e lesões nos pulmões.
Transmissão da ancilostomose
A ancilostomose é transmitida através das larvas dos vermes que são liberadas nas fezes humanas e podem entrar em contato com a pele de outras pessoas na água ou no solo contaminados.
Sendo assim, a transmissão pode ocorrer pelo contato direto das larvas com a pele e ocorre principalmente em regiões onde não existe saneamento básico.
Prevenção e tratamento da ancilostomose
O tratamento para a ancilostomose é realizado com medicamentos conhecidos como vermífugos.
As principais medidas de prevenção são:
- Saneamento básico;
- Uso de calçados para pisar na terra;
- Tratamento adequado para as pessoas doentes.
Veja também:
- 5 Doenças causadas por vermes
- Ascaridíase – O que é, ciclo, transmissão, sintomas, prevenção, tratamento
- Faringite – O que é, sintomas, tratamentos, tipos de infecção
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.