Antissemitismo

O antissemitismo é o preconceito vivido principalmente pelo povo judeu. Ele se tornou mais intenso durante a Segunda Guerra Mundial, quando o projeto do regime nazista era aniquilar todos os judeus da Europa.


O que é antissemitismo? O antissemitismo é o preconceito criado por alguns setores da sociedade contra povos de origem semita, principalmente os judeus. Porém, também entram nesse conceito os assírios, árabes, hebreus etc.

Se tornou mais intenso na Europa durante o período da Segunda Guerra Mundial, com o Holocausto. Ele é caracterizado pela morte de milhares de judeus em campos de concentração e extermínio.

O que é antissemitismo

O antissemitismo é considerado uma ideologia que alimenta o ódio contra o povo judeu.

Esse preconceito foi construído por mais de 20 séculos de história. Alguns historiadores dizem que tal perseguição ocorria pelo fato de populações de determinados locais serem contrárias à migração de judeus, causada, geralmente, por expulsões, escravizações e fugas de seus locais de origem.

A aversão ao povo judeu reúne aspectos econômicos, religiosos, sociais e políticos.

O antijudaísmo se fortaleceu por acreditarem que a culpa da morte de Cristo era dos judeus e por julgarem suas riquezas (adquiridas pela prática de empréstimos) às custas das nações em que viviam.

Origem do antissemitismo

Os judeus foram perseguidos durante o Império Romano.

A aversão a esse povo cresceu durante a Antiguidade, pois os cristão não aceitavam o fato dos judeus não acreditarem que Jesus seria o Messias.

Com isso, muitos cristãos começaram a alegar que os judeus eram os responsáveis pela morte de Jesus Cristo.

Por não terem o seu próprio território, eles se espalharam pela Europa fugindo de perseguições. Por isso, não conseguiram manter sua sobrevivência por meio da agricultura (prática comum na época medieval) e se apoiaram no comércio como forma de ser manterem.

O comércio permitiu que o povo judeu acumulasse dinheiro, praticando a usura (empréstimo de dinheiro com juros). Contudo, até o século XVII, essa prática era condenada pela Igreja Católica.

A riqueza acumulada pelos judeus despertou inveja em outros povos, principalmente os de crença católica.

Eles foram perseguidos durante o Império Romano até o século XX – período em que a perseguição ocorreu de forma mais brutal.

Durante o século XIX, o antissemitismo era comum em nações europeias. Na Alemanha havia um movimento que culpava os judeus pelos males da população.

Passou-se a acreditar que o crescimento econômico dos judeus era o grande responsável pela fome e pelas mazelas da população alemã.

Esses foram um dos motivos do holocausto, ocorrido na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Foi a maior perseguição vivida pelos judeus.

Em 1948 é criado o Estado de Israel, na região da Palestina. Ele é considerado pelos judeus, o seu território.

Contudo, essa situação se desdobra em um conflito ainda não resolvido com a Palestina.

Holocausto

O que foi o Holocausto? Holocausto foi o genocídio de milhares de pessoas: negros, homossexuais, ciganos, testemunhas de jeová, opositores políticos e judeus (o principal grupo atingido), durante a Segunda Guerra Mundial.

Partiam da crença que a raça alemã era superior às demais e de que os judeus eram responsáveis por todos os males do mundo.

Em 1933, os nazistas ascendem ao poder alemão e com eles, a exclusão e violência contra o povo judeu, que eram perseguidos massivamente a ponto de muitos fugirem do país.

O massacre dessas pessoas durante a Segunda Guerra ocorria em campos de concentração e de extermínio criados exclusivamente com essa função: aprisionar e matar pessoas.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More