Atividades para comemorar o carnaval na escola

Carnaval, escola, aprendizado e diversão. Veja exemplos de atividades para comemorar o carnaval na escola e promover a diversão com o grupo de amigos.

0

Tem gente que fala que o ano só começa depois do carnaval, mas na escola não é assim. As atividades iniciam antes e projetos carnavalescos podem ser produzidos para promover a cultura nacional, estimular a criatividade das crianças, trabalhar a coordenação motora, impulsionar a cooperação e o trabalho em grupo, entre tantos outros fatores positivos.

No embalo do carnaval, o professor inclui a data comemorativa na lista de atividades escritas ou práticas a serem desenvolvidas, seja para trabalhar a língua portuguesa, a história brasileira, a educação artística, entre outras disciplinas.

Veja a lista de atividades para comemorar o carnaval na escola que preparamos para você!

Balão de confetes

Essa atividade pode ser realizada tanto por crianças quanto por adultos durante o carnaval.

Com o auxílio de cordas, amarre os balões inflados com confetes no tornozelo de cada participante. Ligue o som com uma marchinha de carnaval e deixe que as pessoas dancem.

Ao passo em que a música parar de tocar, um deverá tentar estourar o balão do colega ao lado, mas sempre tentando cuidar do seu para que não seja atingido.

A pessoa que tiver o balão estourado estará fora do jogo automaticamente, e o grande vencedor será aquele que manter o balão seguro.

Corridas de barco de papel de carnaval

A atividade é propícia para aqueles que tem cinco anos de idade ou mais, sendo necessário apenas alguns barcos de papel e um recipiente grande com água.

Ornamente barquinhos de papel com decorações do carnaval e dê para as crianças com um canudo.

Na ocasião, os pequenos vão ter que soprar os barquinhos com o canudo com a intenção de vencer a corrida, ou seja, chegar ao destino final.

Aquele que atravessar o trajeto primeiro será o vencedor do jogo.

Caça ao tesouro de carnaval

O nível de dificuldade da brincadeira varia conforme a faixa etária de cada criança e/ou adulto.

Crie um mapa com instruções e pistas de quais direções é necessário seguir para encontrar o tesouro do carnaval. Ao longo de cada conquista, recompense os participantes com doces ou chocolates.

É importante haver sempre uma pessoa responsável para acompanhar e averiguar se a atividade está sendo seguida de maneira correta.

Dança das cadeiras de carnaval

A maioria das pessoas já conhece a dança das cadeiras, não é mesmo? Pois planeje uma dança das cadeiras com marchinhas de carnaval, que pode ser feita tanto pelas crianças quanto pelos adolescentes, jovens e adultos.

Posicione as cadeiras no formato de círculo, sempre com um número inferior a quantidade de participantes e coloque a música para tocar, isso enquanto as pessoas dançam em volta do círculo.

Quando a música parar, é preciso encontrar um lugar para sentar e aquele que não achar é eliminado da brincadeira. Quando restar apenas uma cadeira e o último conseguir se sentar, ele será o ganhador.

Explosão de balões de borboletas

O jogo é indicado para crianças com a faixa etária média de 4 anos. Para realizá-lo, você vai precisar de um painel decorado com formato de borboleta, que pode ser feito e colorido da forma em que a criatividade permitir.

No entanto, o mais importante é preencher todas as asas da borboleta com balões que irão conter os papéis com a prendas que cada participante terá que pagar.

As crianças ficarão posicionadas em uma fila e cada uma terá de acertar um balão, com direito a uma prenda por vez. Tudo isso ao som das marchinhas de carnaval e com os participantes fantasiados.

Fada congelante

Para a execução da atividade serão escolhidas duas pessoas que desempenharão papéis distintos dos demais participantes, uma será a fadinha boa e a outra a fadinha má.

Cada uma delas portará uma varinha. A fada má será responsável por congelar e a fada boa por descongelar as pessoas. Os demais jogadores terão que correr e fugir da maldição.

Porém, quando alguém for atingido, terá de congelar no espaço e só pode sair quando a fada boa descongelá-lo.

O intuito é que a fada boa consiga descongelar todos sem ser pega pela fada malvada, pois se isso acontecer, ela se tornará uma fada má também.

Mais uma vez, a diversão acontece ao som das músicas e decoração de carnaval.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.