Blocos de Carnaval – O que são, como surgiram, exemplos

Os blocos de carnaval são eventos extremamente importantes da cultura brasileira. Eles movem multidões de foliões para as ruas todos os anos.

0

Existem várias comemorações da cultura brasileira que são mundialmente conhecidas, uma delas é o carnaval. Há quem diga que no Brasil o ano só começa depois desta festividade.

Os blocos de carnaval são eventos essenciais nessa celebração. Eles estão espalhados por todo território, e cada estado ou região tem um jeito próprio de celebrar essa festividade.

A origem dos blocos de carnaval está na antiga festa portuguesa conhecida como entrudo. Esta festa acontecia antes da quaresma e chegou ao Brasil no século XVII. Naquela época, as pessoas brincavam nas ruas jogando ovos, farinha e água umas nas outras.

Entretanto, a festividade se tornou criminalizada no século XIX. Sendo assim, a elite brasileira passou a criar grandes bailes de carnaval em clubes e locais fechados. Somente no final do século que a população pode voltar a comemorar a data. Já no século XX, surgem as marchinhas, dando corpo ao carnaval de rua como o conhecemos.

O que são os blocos de carnaval? Os blocos de carnaval se tratam de grupos de pessoas que vão às ruas para festejar a data e “pular carnaval”, seguindo um trajeto pré-determinado. Isso tudo, claro, regado à muita música (na maioria das vezes, ao vivo, com bandas ou trios) e bebidas.

Existem vários tipos de blocos de carnaval, alguns são menos ordenados, mais informais. Entretanto, há aqueles extremamente organizados e que são esperados por todo o ano. Muitos destes possuem abadá, que é uma camiseta para os foliões que funciona como um uniforme específico de algum bloco.

Os blocos de carnaval que utilizam abadá são frequentes na Bahia, onde existem blocos muito conhecidos em todo Brasil, a maioria comandados por cantores de axé. Além disso, muitas pessoas também costumam ir para os blocos fantasiadas.

Tipos de blocos de carnaval

O carnaval é uma festa brasileira muito relevante e existem várias formas de se comemorar. Em Pernambuco, por exemplo, temos os blocos líricos, onde o foco são as músicas. No estado, acontecem grandes desfiles de rua ao som de muito frevo e marchinhas de carnaval.

Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, são comum os blocos sujos, que são famosos por serem menos organizados, mais improvisados que em outros locais. Além disso, a grande cidade carioca também é conhecida por seus blocos de enredo, que possuem samba-enredo e uma organização de desfiles que são verdadeiros espetáculos.

Principais blocos de carnaval

Os blocos da cidade baiana de Salvador costumam ser grandes pontos turísticos na época carnavalesca. Aliás, os preparativos do carnaval do ano seguinte já começam no início do ano anterior, visto que o mercado atrai pessoas de todo o país e até estrangeiros.

A maioria desses blocos são comandados por grandes artistas da música brasileira, em especial do axé, ritmo baiano que é uma das marcas registradas do carnaval. Cantores como Ivete Sangalo, Preta Gil, Banda Eva e Daniela Mercury arrastam multidões pelas ruas de Salvador.

Além disso, existem vários outros blocos bastante famosos espalhados por todo Brasil. Confira abaixo uma lista dos nomes de alguns deles:

  • Galo da Madrugada – Um dos mais famosos blocos de Recife/PE;
  • Bloco Grande Família – São Paulo/SP;
  • Ilê Aiyê – Salvador/BA
  • Quizomba – Rio de Janeiro/RJ;
  • Bloco Amigos da Vila Mariana – São Paulo/SP;
  • Timoneiros da Viola – Rio de Janeiro/RJ;
  • Banda Redonda – São Paulo/SP.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.