Carnaval na escola: por que explorar a data?

O Carnaval ocorre no início do ano e apresenta diversas oportunidades de integrar crianças. Confira os motivos para explorar a data na escola.

O Carnaval é um evento que ocorre em diversas versões há séculos, podendo ser datado até na Babilônia, por meio das Saceias. Ao longo dos anos e em cada local, o Carnaval manteve uma ideia central, sendo ela a de inversão.

Assim, as pessoas se vestem de fantasias e se permitem comemorar o Carnaval livre das imposições do dia a dia. Contudo, é uma data celebrada normalmente por adultos e associada a temas inadequados para crianças.

Porém, há diversos elementos que fazem essa data perfeita para incluir a criançada. Confira porque explorar o Carnaval na escola!

Cultura brasileira e mundial

Carnaval brasileiro
Carnaval na escola – Cultura brasileira e mundial

O Carnaval é uma grande referência de cultura brasileira no Brasil e no exterior. Nele, há danças, músicas e inúmeras tradições importantes para ensinar às crianças.

Além disso, o Carnaval tem uma história rica por todo o mundo, portanto, é possível trabalhar as diferentes variações.

Criatividade

Desenho infantil
Carnaval na escola – Criatividade

Com brincadeiras e atividades carnavalescas, as crianças são incentivadas a liberar toda a criatividade, sem regras ou limites. Essa liberdade auxilia imensamente no desenvolvimento da imaginação e expressão.

Família na escola

Carnaval em família
Carnaval na escola – Família

O Carnaval também oferece a oportunidade de integrar os responsáveis no cotidiano escolar. Por meio de festas ou gincanas, por exemplo, eles podem conhecer o espaço, os demais responsáveis e outras crianças.

Percepção rítmica

Crianças dançando
Carnaval na escola – Percepção rítmica

Como o Carnaval é muito ligado à música, especificamente ao samba e às marchinhas, é uma chance de desenvolver o ritmo e audição das crianças, inserida em um contexto cultural.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More