Plano de aula – Aula prática – Fototropismo
Vamos ver o fototropismo acontecer na prática?
O fototropismo é um mecanismo químico que as plantas usam para garantir maior exposição solar em ambientes pouco iluminados ou para se proteger em ambientes com excesso de luz.
A auxina é o hormônio vegetal que regula esse processo, ela está relacionada ao crescimento da planta e sua produção é relativa a intensidade luminosa.
Plano de aula – Aula prática – Fototropismo
TEMA: Fototropismo
TEMPO SUGERIDO:
- Montagem da experiência: 1 aula de 45-50 minutos.
- Acompanhamento da experiência: 2 semanas, sendo 5 minutos de cada aula durante esse período.
- Finalização: 20 minutos, a ser realizada depois de 2 semanas da montagem.
OBJETIVOS:
- Entender o crescimento das plantas em relação a luz.
- Compreender a importância da luz solar para as plantas.
MATERIAL NECESSÁRIO:
O material aqui disposto é o necessário para um grupo.
- Caixa de sapato
- Papelão
- Fita adesiva
- Tesoura sem ponta
- Estilete [a ser utilizado pelo(a) professor(a)]
- Lápis
- Fundo de uma garrafa pet
- Algodão
- Feijões para plantar
- Água
DESENVOLVIMENTO:
- Divida a turma em grupos de até 4 alunos;
- As caixas de sapato irão ser usadas na posição vertical;
- Corte 2 retângulos de papelão que se encaixem ao longo da caixa de papelão, formando “prateleiras” dentro dela;
- Use o estilete para fazer um buraco em cada parte de papelão que você cortou, de modo que eles fiquem em posições diferentes quando encaixados na caixa de sapato;
- Faça um buraco na parte de cima da caixa, de modo desencontrado com os outros também.
- Agora é hora de plantar o feijão no algodão, utilize o fundo da garrafa PET como vaso;
- Regue o algodão com uma pequena quantidade de água;
- Coloque o vaso com o feijão no fundo da caixa, embaixo de todas prateleiras feitas com papelão;
- Feche a caixa com cuidado e passe a fita adesiva para vedar bem;
- Observe o crescimento do feijão durante duas semanas, utilize 5 minutos de cada aula sua durante esse período para fazer essas observações. Se for possível, fotografe cada observação;
- Depois de duas semanas, abra a tampa da caixa, veja como o feijão cresceu através dos buracos nas prateleiras, indo em direção a luz.
AVALIAÇÃO:
Faça uma montagem de todas as fotos das observações e peça que os alunos expliquem por que o feijão cresceu através dos buracos. Direcione a conversa para que eles relacionem o fato com o fototropismo.
Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF.
Veja também:
- Plano de aula sobre o Meio Ambiente – Habitat dos animais
- Plano de aula Ciclo de Vida das Plantas
- Plano de aula Ciclo de Vida da Borboleta
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.