Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no espaço correto?
Confira essas dicas para ajudar a adestrar o seu pet!
Os cães são animais muito inteligentes e capazes de aprender diversos comandos. Entretanto, uma das maiores dúvidas dos tutores é de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no espaço correto. Então, se você também não sabe, acompanhe este artigo e veja que educá-lo é mais simples do que você pensa.
Leia mais: Como castigar o seu cachorro para discipliná-lo?
Dicas para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no espaço correto
Destinar uma área específica para o cão fazer cocô e xixi é um cuidado de higiene fundamental para todos que residem na casa. Assim, a tarefa de educá-lo não é difícil, pois você só precisa de paciência até que o seu amiguinho decore a informação. Veja as dicas!
- Separe um local pequeno para o seu cachorro
O espaço para o cão realizar as necessidades tem que ser pequeno, pois quanto menor a área, maior é a chance de o pet acertar. Caso contrário, se você reservar um local grande, o cachorro pode ficar confuso, sem ter orientação de onde exatamente ele deve fazer cocô e xixi.
- Forneça orientação para que o pet faça as necessidades na área correta
Apesar de destinar uma área pequena para essa atividade, é necessário que você identifique o local para ensiná-lo. Portanto, utilize objetos que sejam diferentes do chão e sirvam de referência para ele, como pedaços de jornal, tapetes higiênicos ou gradeados sanitários.
- Observe o horário que o cão se alimenta e bebe água
Fique atento(a) sempre que o seu cachorro comer e beber água, pois é possível prever quando o animal irá fazer cocô e xixi. Normalmente os cães apresentam regularidade para fazer suas necessidades, então o ideal é que você acompanhe os horários para ajudá-lo a entender onde deve ir.
- Utilize sempre o reforço positivo
O reforço positivo é a melhor maneira de ensinar o seu cachorro. Logo, sempre que ele fizer as necessidades no local certo, você deve agradá-lo de alguma forma, seja com carinho ou petiscos. Dessa forma, o cachorro se sente motivado a fazer cocô e xixi sempre no mesmo local para agradar ao tutor.
Entretanto, se no início do adestramento o pet fizer as necessidades no espaço errado, não o castigue com punições, basta só não reforçar o comportamento.
Comentários estão fechados.