Carnaval na escola: por que explorar a data?
O Carnaval ocorre no início do ano e apresenta diversas oportunidades de integrar crianças. Confira os motivos para explorar a data na escola.
O Carnaval é um evento que ocorre em diversas versões há séculos, podendo ser datado até na Babilônia, por meio das Saceias. Ao longo dos anos e em cada local, o Carnaval manteve uma ideia central, sendo ela a de inversão.
Assim, as pessoas se vestem de fantasias e se permitem comemorar o Carnaval livre das imposições do dia a dia. Contudo, é uma data celebrada normalmente por adultos e associada a temas inadequados para crianças.
Porém, há diversos elementos que fazem essa data perfeita para incluir a criançada. Confira porque explorar o Carnaval na escola!
Cultura brasileira e mundial
O Carnaval é uma grande referência de cultura brasileira no Brasil e no exterior. Nele, há danças, músicas e inúmeras tradições importantes para ensinar às crianças.
Além disso, o Carnaval tem uma história rica por todo o mundo, portanto, é possível trabalhar as diferentes variações.
Criatividade
Com brincadeiras e atividades carnavalescas, as crianças são incentivadas a liberar toda a criatividade, sem regras ou limites. Essa liberdade auxilia imensamente no desenvolvimento da imaginação e expressão.
Família na escola
O Carnaval também oferece a oportunidade de integrar os responsáveis no cotidiano escolar. Por meio de festas ou gincanas, por exemplo, eles podem conhecer o espaço, os demais responsáveis e outras crianças.
Percepção rítmica
Como o Carnaval é muito ligado à música, especificamente ao samba e às marchinhas, é uma chance de desenvolver o ritmo e audição das crianças, inserida em um contexto cultural.
Leia também:
- O que significa Carnaval para os cristãos?
- Carnaval na escola – Como abordar o tema de forma criativa
- Como surgiu o Carnaval?
Comentários estão fechados.