Textos sobre o Carnaval – Textos curtinhos e poemas para Educação Infantil

O Carnaval é um feriado que reúne alegria, diversão, brincadeiras, músicas e muita cor. Confira textos sobre o Carnaval!


O Carnaval é um evento comemorado mundialmente. Contudo, o Carnaval brasileiro é o mais conhecido por suas escolas de samba e alegria.

Como esse feriado é cheio de cores vibrantes, músicas animadas e tradição brasileira, é uma ótima oportunidade para incorporar crianças nas festividades. Uma maneira de fazer isso é por meio de brincadeiras.

Outra forma de introduzir o feriado, que acontece no início do ano, é por meio de textos. Confira textos sobre o Carnaval para trabalhar na educação infantil!

Texto sobre o Carnaval

O nosso Carnaval tem origem numa festa portuguesa chamada Entrudo. No Brasil, o Carnaval vai do sábado à terça-feira, quarenta dias antes da Semana Santa. A festa é grande em boa parte do mundo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Carnaval, alguns cuidados devem ser tomados para garantir uma festa bem tranquila. Escolha um lugar seguro (nos bailes infantis ou perto dos seus pais), não deixe de andar com alguma identificação, tome água, não esqueça da fantasia e boa diversão!

Curiosidades sobre o Carnaval

Você já deve ter ouvido esses nomes: Pierrô, Arlequim e Colombina. Eles são os personagens mais conhecidos do carnaval e estão presentes nas festas e nas marchinhas. Os trajes multicoloridos destas figuras deram origem às fantasias usadas nos bailes de carnaval e são alguns dos ingredientes da alegria dessa festa popular.

Arlequim: personagem da antiga comédia italiana, de traje multicolor feito em geral de losangos, que tinha a função de divertir o público nos intervalos, com brincadeiras e bufonadas. Namorado da Colombina.

Colombina: principal personagem feminina, namorada do Arlequim e companheira do Pierrô. Amiga, alegre, bela, esperta. Vestia-se de seda ou cetim branco, saia e usava um chapeuzinho.

Pierrô: personagem também originário da commedia dell’arte, ingênuo e sentimental. Usava como indumentária calça e casaco muito amplos, ornado com pompons e de grande gola franzida.

Texto sobre o Carnaval – Poemas

Eterno Carnaval, Sidney Santos

Meu Carnaval tem samba
O ponto é alegria
Tem surdo e pandeiro de bamba
Confetes e fantasia

Carnaval de circo e marmelada
De bonde que não tem trilho
Carona da molecada
Na fachada, só brilho

Do Sol até o Luar
Alegria do povo
Se na terça-feira terminar…
Na quarta, começa… de novo

Muitas cores, muita música, fantasias!
Rostos e corpos enfeitados, cores e sons que se misturam, fantasias que são sonhos!
Carnaval!
Muitos sorrisos, muitas luzes, alegria!
Sacrifícios de um ano inteiro, para ser rei, rainha ou pirata. Ou o que?
Carnaval!
Doido sonho de quem pouco tem.

O Carnaval da criançada, de Regina Sormani

Gente! Que coisa gostosa…
Que alegria infernal!
Assistir a gurizada,
Brincando eletrizada,
Seu festivo carnaval!

Tem meninos e meninas,
Dando banhos de confete,
Enrolando serpentinas,
Piratas e bailarinas,
Tem mendigo, tem vedete.

Tem aquela bonequinha,
A Emília, muito prosa!
Vem a todos empurrando,
Pelo salão arrastando
O Visconde de Sabugosa.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More