Carnaval na escola – Como abordar o tema de forma criativa

O Carnaval é um feriado que une brincadeiras, diversão, cores, fantasias e muito mais. Confira como abordar o Carnaval na escola!


O Carnaval é um feriado nacional tipicamente comemorado por adultos no início do ano. Contudo, é possível incluir as crianças nas festas de forma adequada.

Conhecido mundialmente, o Carnaval brasileiro é cheio de música, cor, diversão e alegria. Além disso, é uma tradição culturalmente rica. Por essas razões, o feriado é uma ótima oportunidade para trabalhar essas questões com as crianças.

Confira como abordar o tema de forma criativa na escola, com foco na diversão e legado cultural do Carnaval!

Decoração de Carnaval

Decoração de carnaval
Carnaval na escola – Decoração

As cores, o brilho e as formas do Carnaval são naturalmente chamativas e divertidas, principalmente para crianças. Por isso, a decoração de Carnaval é facilmente incorporada na escola por meio de elementos como bandeirolas, varal de fitas e balões.

Diversidade cultural

Como o feriado é comemorado por todo o Brasil, assim como em outras partes do mundo, fale sobre as diferenças e semelhanças das festas em cada região.

Por exemplo, o Carnaval de Veneza difere de diversas formas do Carnaval brasileiro, porém contém algumas semelhanças também, como as cores e a tradição de fantasias.

Brincadeiras de Carnaval

Carnaval na escola – Brincadeiras de Carnaval

Há também atividades para comemorar o Carnaval na escola que garantem muita diversão. Um exemplo é realizar a dança das cadeiras com marchinhas de Carnaval.

Outra ideia é uma corrida de barquinho, em que a criança deve decorar o barquinho de papel com elementos carnavalescos.

Em seguida, peça que as crianças soprem os barquinhos, posicionados na água, com um canudo. O vencedor é aquele que conseguir chegar na linha de chegada primeiro.

Atividades artísticas

O Carnaval é cheio de arte, logo, incorpore atividades artísticas dentro da sala de aula. Faça desenhos coloridos, pinturas ou esculturas de elementos do feriado, como as escolas de samba.

Outra ideia é planejar uma apresentação musical com os ritmos brasileiros.

Dia de fantasia

Fantasia infantil
Carnaval na escola – Dia de fantasia

Como uma tradição do Carnaval é se fantasiar, peça que os responsáveis arrumem fantasias para as crianças. Elas podem ser bombeiros, atletas, princesas, personagens e muito mais! Então, cada uma deve ir para a escola fantasiada e explicar sua roupa.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More