A célula animal pode ser encontrada em todos os órgãos e tecidos dos animais, ela é a unidade básica de formação do corpo deles.
Dependendo do tecido que faz parte e da função que realiza, as células animais podem ter diversas especializações.
Função da célula animal
A função da célula animal é formar os órgãos e os tecidos do corpo dos animais, no entanto, a função especifica de cada célula irá sempre depender do tecido ou órgão que ela ocupa.
Características e estrutura da célula animal
As células animais são eucarióticas e apresentam uma estrutura bem organizada em três partes: membrana plasmática, núcleo e citoplasma.
A membrana plasmática da célula animal envolve toda a célula e delimita o tamanho celular. Além disso, ela também controla a entrada e saída de água e solutos. As células animais possuem um envoltório na membrana plasmática chamado glicocálix, ele confere proteção a célula e promove o reconhecimento celular.
O núcleo da célula animal contém o material genético da célula e também é delimitado por uma membrana.
O citoplasma da célula animal é formado pelo citoesqueleto e um material gelatinoso chamado citosol ou hialoplasma que está repleto de organelas.
Organelas da célula animal
As organelas da célula animal são as estruturas responsáveis pelo metabolismo da célula e seu perfeito funcionamento. Elas são muitas e cada uma desempenha uma função dentro da célula.
- Ribossomos: responsáveis pela síntese de proteínas;
- Retículo endoplasmático liso: realiza o transporte de substâncias, síntese de lipídios, carboidratos e alguns hormônios;
- Retículo endoplasmático rugoso: é rugoso porque tem ribossomos aderidos a sua parede, por isso é responsável pela síntese e armazenamento de proteínas;
- Complexo de Golgi: responsável pela síntese de secreções celulares e síntese de polissacarídeos;
- Lisossomos: digestão intracelular e realização de autofagia;
- Peroxissomos: decomposição de substâncias tóxicas;
- Mitocôndrias: responsáveis pela respiração celular, um processo de obtenção de energia;
- Centríolos: compõem o citoesqueleto, atuam na divisão celular e são os responsáveis por formar cílios e flagelos;
- Vacúolos: nos animais os vacúolos estão sempre relacionados aos lisossomos e a digestão celular.
Diferenças entre célula animal e célula vegetal
A maior diferença entre uma célula animal e uma vegetal é a presença da parede celular celulósica envolvendo a membrana plasmática de todas as células vegetais.
As células vegetais não possuem lisossomos, mas em contrapartida, possuem os vacúolos que podem exercer diversas funções e também muitos tipos de plastídios, inclusive os cloroplastos que contém clorofila e tornam os vegetais autotróficos.
Veja também: Célula vegetal
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.