Organelas – Peroxissomos

Essas organelas são responsáveis por oxidar substâncias, continue lendo para entender melhor os peroxissomos!

Os peroxissomos são organelas em formato de vesículas arredondadas que possuem enzimas responsáveis por oxidar substâncias tóxicas para as células.

Peroxissomos
Peroxissomos

Funções dos peroxissomos

Os peroxissomos são os responsáveis por digerir substâncias que muitas vezes são tóxicas para as células.

As reações de oxidação dos peroxissomos são catalisadas por uma enzima chamada catalase, elas produzem peróxido de hidrogênio (H2O2) ao final, e é esse composto que dá nome a essa organela.

Essas organelas também possuem enzimas que degradam lipídios e aminoácidos.

Os peroxissomos auxiliam na desintoxicação celular que nos humanos pode vir, por exemplo, do uso de medicamentos ou ingestão de bebidas alcoólicas. No corpo humano, os peroxissomos podem ser encontrados nas células dos rins e do fígado.

Além disso, os peroxissomos também são responsáveis por oxidar ácidos graxos que participarão da síntese de colesterol.

Lisossomos e peroxissomos

Os peroxissomos têm estruturas semelhantes aos lisossomos e, durante muito tempo, essas duas organelas foram confundidas como sendo as mesmas.

A principal diferença entre lisossomos e peroxissomos é o tipo de enzimas que eles possuem em seu interior e a substâncias que elas degradam.

Os lisossomos podem degradar partículas sólidas, já os peroxissomos, em geral, oxidam compostos tóxicos formando o peróxido de hidrogênio e gás oxigênio ao final do processo.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More