Como cuidar da rosa do deserto
Continue lendo para conhecer como cultivar a rosa-do-deserto.
A rosa-do-deserto é uma flor de beleza única que vem sendo cada vez mais desejada por pessoas que amam seus jardins. Essa é uma planta originária da África do Sul e pode atingir até 4 metros de altura quando cultivada em ambiente natural.
Ela se adapta muito bem a climas tropicais e possui especializações para regiões com pouca água e muito vento, como o formato do caule grosso na base que serve para suportar o vento e reservar água.
A rosa-do-deserto é muito utilizada em jardins verticais e bonsais já que as características físicas dela faz com que ela pareça uma miniárvore com raízes visíveis.
Existem diversas espécies de rosa-do-deserto e elas podem ser encontradas de diversas cores que variam entre branco, lilás, rosa, vermelho e, existem também as mais exóticas, que são pretas.
Confira a seguir como cuidar da rosa do deserto!
Como cultivar rosa do deserto?
As rosas-do-deserto são plantas que gostam de água, mas não toleram solos encharcados, por isso, é importante manter essas plantas em vasos ou jardins bem drenados.
As regas devem ocorrer sempre que o substrato não estiver úmido, para evitar que a planta fique desidratada e o caule fique murcho.
Nos vasos, coloque pedras no fundo e cubra com tela plástica ou de TNT para evitar a fuga das raízes. O substrato deve ser composto por terra com areia grossa e húmus de minhoca, sendo a areia 2/3 desse total.
As rosas-do-deserto são plantas que toleram bem altas temperaturas e precisam de alta incidência de Sol de forma direta.
Elas podem até sobreviver em locais de meia sombra, mas geralmente não florescem e não ficam vistosas e exuberantes, podendo até entortarem para um lado só em busca de luz solar.
Se sua planta for cultivada em ambientes internos, prefira os locais onde não existam grandes circulações de ar e funcionamento do ar condicionado, essas plantas não toleram bem grandes variações de temperatura e preferem os ambientes quentes.
Podar também é importante para que a planta se mantenha saudável e floresça com facilidade. Nas plantas de vasos, você pode utilizar os artifícios dos criadores de bonsai para direcionar o crescimento dos galhos de forma ordenada.
A adubação garante que a planta floresça de forma mais exuberante durante o ano e os fertilizantes devem ser aplicados diretamente no substrato, para não correr o risco de queimar a planta.
Minha rosa do deserto apodreceu, e agora?
Apesar de gostar de água, as rosas-do-deserto não toleram o excesso de umidade, portanto, se você exagerar na água, sua planta pode apodrecer.
A primeira coisa a se fazer quando perceber que a planta começou a apodrecer é retirá-la da terra, limpar todas as raízes e eliminar todas as partes apodrecidas, você pode usar uma colher para auxiliar nesse processo.
Deixe a planta pendurada na sombra por uma semana ou até que os cortes cicatrizem. Após esse processo, replante em um vaso com escoamento adequado e deixe na sombra por 4 dias.
Coloque a planta no Sol aos poucos para que ela possa se ambientar novamente. Durante a recuperação é normal ocorrer perda das folhas.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.