Coesão textual

Coesão textual é essencial para garantir um texto claro e harmonioso. Confira como adquirir coesão no seu texto!

0

Coesão textual são mecanismos que permitem que todas as partes de um texto façam sentido entre si. Um texto coeso permite a fluidez das ideais expostas e entendimento do leitor.

Para isso, usam-se elementos de coesão, como conjunções, preposições, advérbios ou locuções, na construção do texto. Além disso, há recursos que conferem coesão como ordenar as palavras corretamente nos períodos e utilizar corretamente flexões nominais.

Também, são recursos utilizar flexões verbais, preposições e conjunções corretamente.

Tipos de coesão textual

Coesão referencial

A coesão referencial é a menção de elementos no texto. Assim, as palavras conectivas garantem a coesão. Entre eles, os pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos ou expressões adverbiais de lugar são utilizados para evitar repetições.

Sendo assim, se a repetição ocorrer com referência a elementos já citados, é conhecido como anáfora. Já se ocorrer antes de incluir o elemento textual, é catáfora.

Exemplo: A sua mãe te ligou. Ela avisou que chegará atrasada.

Coesão sequencial

A coesão sequencial é quando o texto possui conjunções, conectivos e expressões que estabelecem relação de sequência ou continuidade entre os elementos. Algumas palavras usadas são: diante disso, embora, logo, com isso, entre outros.

Exemplo: O sorvete havia acabado, logo, comprei outro.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.