História do Futebol

O esporte mais jogado do Brasil possui uma história antiga que passa por diversos espaços sociais. Confira a história do futebol!

0

O futebol é o esporte mais jogado do mundo e do Brasil. Com cerca de três bilhões de praticantes mundialmente, o esporte iniciou há muito tempo em outro contexto.

O esporte como é praticado hoje foi organizado em 1863, em Londres. Já o país do futebol conheceu o jogo em 1894. Com nada mais que um campo e uma bola, o futebol é praticado por todas as classes e regiões.

Os campeonatos unem amigos e criam histórias, e o esporte tem a sua própria. Conheça a história do futebol.

Origem do futebol

Segundo relatos, a origem do futebol remonta à Mesoamérica, quando ocorreu o primeiro jogo com bola e time, há mais de 3000 anos.

A bola era uma pedra e simbolizava o sol e o capitão do time perdedor seria sacrificado para os deuses. Já o primeiro jogo em que a bola era chutada foi registrado na China, no terceiro e segundo século a.C.

Conhecido como Cuju, o jogo era realizado com uma bola em uma área quadrada. Posteriormente, foi introduzido no Japão. Há também relatos da prática com bola e time na Grécia Antiga. A bola era formada com pedaços de couro e preenchida com cabelo.

Apesar de haver grandes espetáculos nessa época, o jogo foi usado pelos guerreiros como treinamento. Acredita-se que com o crescimento do Império Romano, o jogo foi introduzido na Inglaterra.

Assim, o futebol como conhecido hoje começou a tomar forma na Inglaterra do século XII. Os relatos registram um jogo mais violento e com uso de socos na bola. Além disso, muitas pessoas participavam em uma área muito maior.

Por causa disso, houve destruição de ambientes e até mortes. Dessa maneira, o esporte foi proibido em vários lugares por séculos. Eventualmente, no século XVII, em Londres, o jogo começou a ser praticado novamente pelas ruas.

Contudo, foi proibido novamente em 1835, mas já havia sido introduzido nas escolas. Por causa da brutalidade e ausência de limites, o jogo era relacionado às classes trabalhadoras. Porém, na Itália, a modalidade conhecida como Calcio era jogo da nobreza.

No dia 26 de outubro de 1863, fundou-se a Associação do Futebol, em Londres. O jogo evoluiu, ganhou novas regras e fama, para, então, ser apresentado no Brasil.

Futebol brasileiro

Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil
Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil.

Apenas poucos anos depois da criação, em 1894, Charles Miller apresentou o esporte oficialmente em terras brasileiras. Descendente de ingleses, trouxe de uma viagem duas bolas, dois uniformes, uma bomba e agulha. Antes disso, o futebol era praticado pontualmente por viajantes e aristocratas.

No mesmo período, foi fundado o Sport Club Germânia (atualmente, o Pinheiros), em São Paulo, por Hans Nobiling. Também, foi fundado o Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro, por Oscar Cox. Já em 1915, havia registros em Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná.

No dia 1 de agosto de 1901, Oscar Cox organizou a primeira partida de futebol no Brasil. A partida foi disputada por brasileiros e ingleses, na Cricket Association, em Niterói. Ao final, o placar ficou empatado em 1×1.

Em 1915, o embaixador Lauro Severiano Müller fundou a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), no dia 6 de novembro. A CBD foi reconhecida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 1917 e, em 1930, ocorreu a primeira Copa do Mundo, no Uruguai.

O Brasil ficou na sexta posição e só foi ganhar a primeira em 1958, na Suécia. No Brasil, o esporte era proibido para negros, recém libertos após 1888. A aceitação só ocorreu em 1988, quando a Federação Brasileira de Sports (FBS) autorizou a entrada de jogadores negros nos times regionais. Até então, a proibição era de teor informal.

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi a primeira equipe a incluir jogadores negros. Após conquistar o campeonato carioca em 1923, incentivou a maior participação da população negra.

Hoje, o Brasil é o único país com cinco vitórias de Copa. Além disso, foi o único país a participar de todas as Copas do Mundo.

Jogadores de futebol

Confira uma lista com alguns dos melhores jogadores da história do futebol:

Internacionais

  • Lionel Messi
  • Diego Maradona
  • Zinédine Zidane
  • Bobby Charlton
  • Megan Rapinoe

Brasileiros

  • Romário
  • Pelé
  • Neymar
  • Ronaldo Nazário
  • Marta da Silva

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.