Como surgiu a internet?

Estamos vivendo a Era Digital e parte da população não tem conhecimento de como isso ocorreu. Confira como surgiu a internet!

0

A história da humanidade é marcada por grandes eras. Uma era é um período demarcado pelo começo de um fato histórico não só importante, mas determinador de todo o período. Sendo assim, tivemos três grandes eras: Agrícola, Industrial e Digital.

A Era Agrícola se deu com as primeiras aldeias, tendo em vista que os humanos primitivos eram nômades. Por essa razão, o fim da constante migração resultou no início da plantação fixa, formação de comunidades e domesticação de animais.

Com as novas tecnologias, cada vez mais avançadas, iniciou-se a Era Industrial, marcada pela mecanização da produção e consequente mudança da relação humana com o trabalho. Nesse momento, as máquinas passaram a fornecer mão de obra, antes humana.

Assim, foi desencadeada uma série de mudanças sociais, econômicas e políticas. Dessa forma, ocorreu uma distinção urbana e rural, assim como a crescente demanda por produção.

Diante disso, com produção e consumo acelerados, surgiu a Era Digital, também conhecida como Era da Informação.

Com o descobrimento da robótica no final da Terceira Revolução Industrial, os modelos de produção e consumo da sociedade mudaram. Já a Quarta Revolução Industrial é marcada pelo uso de tecnologias como inteligência artificial para otimizar a produção.

Com início na Terceira Revolução Industrial, a Era Digital se mostrou fundamentalmente transformadora. Nesse momento, foi possível transformar informações em códigos, que resultaram na criação de tecnologias digitais, como música em formato mp3, SMS e fotografias.

Contudo, antes disso, setores da sociedade encontraram necessidades de comunicação até então inexistentes.

Quem criou e como surgiu a internet?

Nesse cenário, nos Estados Unidos, em 1969, foi criado o Arpanet. A sigla significa Advanced Research Projects Agency Network (Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas), criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Durante a Guerra Fria, o objetivo foi descentralizar as informações de forma que, em caso de bombardeio, a inteligência ainda teria acesso. Ligada por uma “espinha dorsal”, a rede era subterrânea e acessível somente para militares e pesquisadores.

Apesar do receio dos Estados Unidos de liberar a internet e ocorrer o uso por parte dos inimigos políticos, a rede foi lançada em 1982 em países como Holanda, Suécia e Dinamarca. Nesse momento, o nome mudou de Arpanet para Internet.

O uso comercial da rede foi liberado em 1987 nos Estados Unidos. Em 1992, com o surgimento de alguns servidores internacionais, foi fundado o World Wide Web (WWW). Dessa forma, o WWW não é a internet, mas uma sub-rede.

No Brasil, a internet chegou em 1991 por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, restrita a pesquisadores. Para fins comerciais, foi aberta em maio de 1995.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.