Plano de aula – A internet como marco na história da humanidade – 4º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula que elaboramos sobre a internet como marco na história da humanidade!


A equipe do Escola Educação compreende e valoriza a importância da internet como meio de comunicação.

Ela revolucionou o relacionamento social e a comunicação na maioria dos países do mundo. Ao transformar o modo como interagimos, a internet criou canais de interação jamais imaginados.

Ela influencia profundamente a foma como trabalhamos, nos divertimos, aprendemos, consumimos, enfim, a forma como vivemos.

Um dos seus principais benefícios é a facilitação do acesso à informação. Hoje, quem tem acesso à internet, tem acesso a todo tipo de informação – seja positiva ou negativa.

É importante saber a diferença entre informação e conhecimento. Informação é algo que não demanda uma reflexão, não sendo necessariamente útil às nossas vidas. Já o conhecimento é obtido por meio de informações úteis alcançadas por meio da aprendizagem ou de experiências.

É nesse momento que o papel da escola se torna indispensável, pois ela é um importante e necessário ambiente onde a internet atua, auxiliando no processo de aprendizagem.

A escola pode encontrar na internet uma importante aliada para a construção do conhecimento.

Por isso, elaboramos um plano de aula, intitulado: A internet como marco na história da humanidade para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental. Vamos conferir?

Plano de aula – A internet como marco na história da humanidade

TEMA: A internet como marco na história da humanidade

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância da internet;
  • Salientar a necessidade de saber controlar o uso da mesma;
  • Mostrar a evolução dos meios de comunicação;
  • Expor a forma como a internet une as pessoas;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: TV, notebook, computador, projetor de vídeo;
  • Folha branca;
  • Lápis de escrever e de colorir.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Inicie a aula mostrando as seguintes imagens:

Imagem 1

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Mostre esta imagem e pergunte o que eles veem e que a imagem ao fundo representa.

Imagem 2

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Mostre esta imagem e pergunte o que ela está reproduzindo e se eles têm o hábito de acessar muito este site.

Imagem 3

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Pergunte o que está escrito e se eles já utilizaram essa plataforma.

Imagem 4

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Nesta imagem, pergunte qual o nome desta rede social e para que ela serve.

Imagem 5

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Ao mostrar esta imagem, faça as mesmas perguntas: qual o nome e a utilidade.

Imagem 6

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Do mesmo modo, mostre esta imagem e faça as mesmas perguntas anteriores.

Feito isso, pergunte aos estudantes o que eles viram em comum entre todas as imagens e como nós conseguimos ter acesso a essas redes sociais e sites.

Dê um tempo para eles pensarem e se manifestarem. Caso nenhum deles responda, cite que pode ser através de celulares, computadores e tablets.

Em seguida, diga que as redes sociais e os sites que você selecionou (WhatsAppYouTube, NetflixFacebook, Twitter e Instagram, respectivamente) só funcionam nestas máquinas eletrônicas com o suporte da internet.

Reitere que a união das duas torna possível que eles vejam seus artistas preferidos em momentos rotineiros, cantando em algum clipe no YouTube ou atuando em algum filme/novela na Netflix.

Saliente que antes da internet isto não era possível. A única forma de encontrar estas pessoas famosas era em novelas, programas ou filmes exibidos nos canais de TV.

Em seguida pergunte o que eles fazem quando estão com tempo livre. É provável que muitos digam que mexem no celular ou tablet.

Se esse for o caso, diga que alguns anos atrás, as crianças não tinham acesso a essas ferramentas, por isso, elas brincavam mais ao ar livre, se movimentavam e se relacionavam mais com as outras crianças.

Neste momento, cite algumas brincadeiras de rua que você tinha o hábito de brincar com seus amigos e pergunte se eles conhecem algumas.

Destaque a importância de saber dosar as coisas. Diga que a internet, celular, tablet são sim importantes para o desenvolvimento deles, mas somente se usados com moderação.

Seria interessante você apresentar a eles alguns jogos educativos disponíveis na internet.

Por fim, convide-os a criar um projeto de jogo online educativo. Divida a turma em grupos de 4 estudantes e proponha que eles façam um desenho do jogo que eles desenvolveriam, além de descrever as habilidades trabalhadas nele.

Aula 2

Na segunda aula, pergunte se algum estudante possui algum parente ou amigo que more longe, com quem eles têm o hábito de conversar. Questione quando eles conversam e por meio de qual ferramenta?

Se citarem que o diálogo ocorre por meio de alguma rede social, saliente a importância da internet para unir pessoas que moram longe umas das outras.

Diga que, antigamente, as pessoas se comunicavam por cartas, depois por telefone e agora por rede social. Mostre a evolução da comunicação à turma.

Cartas

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Telefone

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade - 4º ano do Ensino Fundamental

Mostre as duas imagens e explique como a comunicação ocorria em ambos os casos.

Feito isso, saliente a importância da internet para a história da humanidade, ao nos aproximar de pessoas que moram distantes.

Por fim, proponha que os estudantes reproduzam uma conversa com algum parente ou amigo que more distante (outro país, cidade ou bairro) em alguma rede social em formato de desenho.

Estimule a criatividade!

Veja mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More