Conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem
Continue lendo para conhecer as diferenças entre conceitos biológicos que causam confusões na hora de estudar.
Existem muitos conceitos de Biologia que causam confusões no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outras provas que os estudantes precisam fazer.
Compreender o significado de cada um desses termos é imprescindível para entender melhor os processos biológicos e, consequentemente, se sair melhor nas provas do Enem e outros vestibulares.
Vamos conferir alguns conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem?
População e comunidade
Grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem em um determinado local em um mesmo período de tempo. O grupo de humanos que vivem no seu bairro é um exemplo de população.
Grupo formado por várias populações que vivem em um determinado local no mesmo período de tempo. Se juntarmos os humanos, os cachorros, os gatos e as plantas que vivem no seu bairro, teremos uma comunidade.
Nicho ecológico e habitat
É a posição que uma espécie ocupa e as funções que ela desempenha em uma comunidade. As relações ecológicas entre as populações como a predação são exemplos de nichos ecológicos.
Refere-se ao local onde uma espécie vive.
Genes e genes alelos
É uma parte do DNA que carrega as informações genéticas que transmitem as características aos descendentes.
São genes que ocupam a mesma posição, ou lócus gênico, nos cromossomos homólogos, ou seja, são eles os responsáveis pelas alternativas para uma mesma característica, como as diferentes cores dos olhos.
Diploide e haploide
Células com o número total de cromossomos das espécies, conhecidas como 2n.
Haploide
Células com metade do número total de cromossomos das espécies, conhecidas como n. Elas servem para manter o número de cromossomos da espécie constante durante a reprodução sexuada, por isso, somente os gametas são células haploides.
Mitose e meiose
Divisão celular equacional, em que uma célula-mãe 2n dá origem a duas células-filhas iguais, ou seja, também 2n.
Divisão celular reducional, em que uma célula-mãe 2n origina quatro células-filhas n, ou seja, com metade do número de cromossomos. Essa divisão acontece para a formação dos gametas.
Antígeno e anticorpo
Moléculas que são capazes de desencadear uma reação imunológica no organismo e se ligar a um anticorpo. Os vírus, por exemplo, são antígenos.
Glicoproteínas que são produzidas a partir do estímulo dos antígenos para proteger o corpo dos indivíduos. Ao entrar em contato com um vírus, o corpo recebe um estímulo e passa a produzir anticorpos para combatê-lo.
Listamos aqui os principais termos que geram confusão na hora de estudar, mas existem muitos outros conceitos biológicos que são de extrema importância para realizar uma boa prova.
Procure sempre conhecer o significado de termos que você nunca ouviu e relacioná-los aos conceitos já conhecidos, assim, ficara mais fácil contextualizar o conhecimento teórico que será usado para responder as questões do Enem e de outros vestibulares.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.