O que é biologia forense?

Continue lendo para conhecer esse ramo da biologia usado em cenas de crimes.

0

O que é biologia forense? A biologia forense é um ramo da biologia que auxilia na elucidação de crimes e pode se dividir em diversas subáreas como botânica, genética, entomologia, ornitologia, toxicologia, patologia e biologia molecular.

Além do sangue, a biologia forense examina outros fluidos corporais, cabelos, ossos, insetos, plantas e animais para auxiliar em investigações criminalísticas.

As técnicas utilizadas na biologia forense são diversificadas entre campo e laboratório. Em geral, os biólogos recolhem as amostras em campo e analisam em laboratório.

No entanto, eles também analisam evidências biológicas que podem ser encontradas em roupas, maçanetas e outros objetos em geral e armas.

Essas análises permitem identificar acontecimentos como a quanto tempo a morte ocorreu e as causas da morte.

Apesar da principal vertente da biologia forense ser o desvendamento de crimes humanos, ela também pode atuar em investigações de crimes ambientais como contaminação de leitos d’água e tráfico de animais, entre outros.

Os biólogos forenses devem detalhar com riqueza de detalhes todos os registros encontrados em um relatório, preferencialmente com imagens para ilustrar os resultados.

Esses profissionais podem ser convocados como testemunhas em tribunais para mostrar os resultados de suas pesquisas como contribuição para o júri.

Biologia forense - Coleta de amostras no local do crime.
Biologia forense – Coleta de amostras no local do crime.

Locais de trabalho do biólogo forense

Os biólogos forenses podem trabalhar em muitos departamentos do governo que estão relacionados a investigações.

Os principais locais de trabalho desses profissionais são a Polícia Civil, a Polícia Federal, o Instituto Médico Legal, hospitais e laboratórios em geral.

Além dos locais públicos, existem muitos laboratórios privados que trabalham com análises biológicas e empresas de consultoria ambiental ou de perícia ambiental que investigam ameaças ao meio ambiente e saúde pública.

Biologia forense - Material de trabalho para coleta de amostras.
Biologia forense – Material de trabalho para coleta de amostras.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.