Deméter, a Deusa da agricultura

Deméter, a filha do meio de Cronos e Reia, era a deusa grega da agricultura e um dos doze deuses olímpicos originais.

0

Deméter é a deusa grega da agricultura e da fertilidade. Ela é um dos doze deuses que vivem no Monte Olimpo.

Pelo fato de ela ser a deusa da colheita, ela era muito importante para os agricultores e camponeses da Grécia.

Representação

Deméter era muitas vezes retratada como uma mulher madura sentada em um trono. Ela usava uma coroa e levava uma tocha ou feixes de trigo. Quando Deméter estava viajando, ela usava uma carruagem de ouro puxada por dragões.

Poderes e Habilidades

Como todos os deuses do Olimpo, Deméter era imortal e muito poderosa. Ela tinha controle sobre a colheita e o cultivo de grãos.

Ela poderia fazer com que as plantas crescessem (ou não crescessem) e controlava as estações do ano. Ela também tinha controle sobre o tempo e poderia deixar as pessoas sofrerem com a fome, caso desejasse.

Nascimento de Deméter

Deméter era a filha dos dois grandes Titãs: Cronos e Reia. Como seus irmãos e irmãs, ela foi engolida pelo pai Cronos quando nasceu. No entanto, ela foi posteriormente resgatada por seu irmão mais novo, Zeus.

Deusa da agricultura

Como deusa da agricultura, Deméter era adorada pelo povo da Grécia, pois eles dependiam de boas colheitas para alimentação e sobrevivência. O templo principal de Deméter estava localizado a uma curta distância da cidade de Atenas, em um santuário em Eleusis.

Estátua de Deméter

Ritos secretos eram realizados todos os anos no santuário e eram chamados de Mistérios Eleusinos. Os gregos acreditavam que esses ritos eram importantes para garantir boas colheitas.

Perséfone

Deméter não se casou, mas ela teve uma filha chamada Perséfone com seu irmão Zeus. Perséfone era a deusa da primavera e da vegetação. Juntos, Deméter e Perséfone cuidavam das estações e das plantas.

Um dia, o deus Hades levou Perséfone ao submundo para fazê-la sua esposa. Deméter ficou muito triste. Ela se recusou a ajudar as plantações a crescer e houve uma grande fome no mundo.

Eventualmente, Zeus disse que Perséfone poderia retornar ao Monte Olimpo, mas teria que passar quatro meses a cada ano no submundo com Hades. Estes quatro meses são quando nada cresce (inverno).

Triptólemo

Quando Perséfone foi levada pela primeira vez por Hades, Deméter perambulou pelo mundo disfarçada como uma idosa que estava chorando e procurando por sua filha. Um homem foi particularmente gentil com ela e a aceitou ajudar na busca.

Como recompensa, ela ensinou a Triptólemo a arte da agricultura. Segundo a mitologia grega, Triptólemo viajou pela Grécia em uma carruagem alada ensinando os gregos a cultivar.

Artigos relacionados
1 De 3

Curiosidades sobre Deméter

  • Ela deu à luz a um cavalo voador e falante chamado Arion.
  • Como recompensa para um homem gentil, ela tentou tornar seu bebê imortal colocando-o no fogo. A mãe, no entanto, a pegou em flagrante e tirou o bebê do fogo.
  • Ela é frequentemente retratada com tochas flamejantes porque ela usou isso em sua busca por sua filha.
  • Ela carregava uma longa espada dourada que lhe valeu o apelido de “Senhora da Lâmina Dourada”.
  • Os animais que eram sagrados para Deméter incluíam a serpente, a lagartixa e o porco.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses Gregos: Todos os Deuses Gregos

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.