Hades, Deus grego

Conheça fatos, informações, poderes e histórias na mitologia de Hades, o deus grego dos mortos e o rei do submundo.

0

Hades é um deus na mitologia grega que governa a terra dos mortos, chamado de Submundo. Ele é um dos três deuses gregos mais poderosos (junto com seus irmãos Zeus e Poseidon).

Representação

Hades é geralmente retratado com uma barba, um elmo ou uma coroa e segurando um forcado de dois dentes ou um cajado. Muitas vezes seu cão de três cabeças, Cérbero, está com ele. Ao viajar, ele monta em uma carruagem puxada por cavalos negros.

Poderes e habilidades

Hades tinha controle completo do submundo e todos os seus assuntos. Além de ser um deus imortal, um de seus poderes especiais era a invisibilidade. Ele usava um capacete chamado Elmo da Escuridão que lhe permitia tornar-se invisível. Ele emprestou seu capacete para o herói Perseu para ajudá-lo a derrotar a Medusa.

Nascimento de Hades

Hades era o filho de Cronos e Reia, o rei e rainha dos Titãs. Depois de nascer, Hades foi engolido por seu pai Cronos para evitar uma profecia de que um filho um dia o derrubaria. Hades acabou sendo salvo por seu irmão mais novo, Zeus.

Deus do Submundo

Depois que os Olimpianos derrotaram os Titãs, Hades e seus irmãos dividiram o mundo. Zeus ficou com o céu, Poseidon o mar e Hades o submundo. O submundo é para onde as pessoas mortas vão na mitologia grega.

Hades não estava muito feliz em conseguir o submundo no início, mas quando Zeus explicou a ele que todas as pessoas do mundo acabariam sendo seus súditos, Hades decidiu que estava tudo bem.

Cérbero

Para proteger seu reino, Hades tinha um cachorro gigante de três cabeças chamado Cérbero. Ele guardava a entrada do submundo. Ele impedia que os vivos entrassem e os mortos escapassem.

Charon

Outro ajudante de Hades foi Charon. Charon era o balseiro de Hades. Ele levaria os mortos em um barco pelos rios Styx e Acheron, do mundo dos vivos até o submundo. Os mortos tinham que pagar uma moeda a Charon para atravessar ou teriam que vagar por cem anos.

Perséfone

Hades se tornou muito solitário no submundo e queria uma esposa. Zeus disse que ele poderia se casar com sua filha Perséfone. No entanto, Perséfone não queria se casar com Hades e viver no submundo.

Hades então sequestrou Perséfone e a forçou a ir ao submundo. Deméter, mãe de Perséfone e deusa das colheitas, ficou triste e negligenciou a colheita, fazendo o mundo sofrer com a fome.

Eventualmente, os deuses chegaram a um acordo e Perséfone viveria com Hades por quatro meses do ano. Esses meses são representados pelo inverno, quando nada cresce.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.