Héstia, a Deusa do fogo

Héstia era a deusa do lar, da casa, da arquitetura, da família e do estado. Ela era uma das três deusas gregas virgens.

0

Héstia é a deusa grega do lar, do fogo e da família. Ela é geralmente considerada um dos doze deuses que vivem no Monte Olimpo e a mais velha dos deuses-irmãos.

Como ela não se casou nem teve filhos, ela não estava envolvida em muitas histórias e mitos gregos como os outros deuses.

Representação

Héstia geralmente era retratada como uma mulher modesta usando um véu e segurando um ramo florido. Ela era uma deusa gentil que não se envolvia com a política e as rivalidades dos outros deuses do Olimpo.

Poderes e Habilidades

Héstia mantinha seguro o fogo sagrado do Monte Olimpo e das casas dos gregos. O fogo era importante porque era usado para cozinhar e para manter a casa aquecida. Héstia também ajudava a manter a paz nas famílias e ensinava as pessoas a construir suas casas.

Nascimento de Héstia

Héstia foi o primeiro filho nascido dos governantes Cronos e Reia. Sendo o primeiro nascido, ela também foi o primeiro de seus irmãos engolidos pelo pai Cronos.

Deusa do Fogo Héstia

Quando Cronos foi forçado a cuspir seus filhos por Zeus, Héstia foi a última a sair. De certa forma, ela era a mais velha e mais jovem de seus irmãos.

Os irmãos de Héstia incluíam os olimpianos Zeus, Demeter, Hera, Hades e Poseidon. Junto com seus irmãos, Hestia derrotou os Titãs e se juntou a Zeus no Monte Olimpo.

Culto

Embora Héstia não fosse proeminente nas histórias da mitologia grega, a adoração de Héstia era uma parte importante da vida na Grécia Antiga. A primeira oferta de qualquer sacrifício era dada a Héstia.

Quando uma nova colônia foi estabelecida, a chama de Héstia era levada para a nova cidade para acender sua lareira.

Artigos relacionados
1 De 3

Curiosidades sobre Héstia

  • Ela é apenas algumas vezes incluída na lista dos Doze Deuses do Olimpo. Quando ela não está incluída, Dionísio é incluído.
  • Héstia nunca se casou ou teve filhos. Zeus concedeu-lhe o direito de permanecer uma eterna virgem. De muitas maneiras, ela era o oposto da deusa Afrodite.
  • Tanto Apolo quanto Poseidon queriam se casar com Héstia, mas ela recusou.
  • Héstia é a palavra grega para “lareira”.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses Gregos: Todos os Deuses Gregos

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.