Deuses Egípcios
Os deuses egípcios foram divindades que possuíam profunda influência na sociedade egípcia durante a antiguidade.
Os deuses egípcios são divindades que integram a mitologia da antiga civilização egípcia. Estes deuses eram metamórficos, isto é, metade humano e metade animal. Além disso, tinham o poder de influenciar os elementos da natureza.
Mesmo sendo seres onipresentes, os egípcios acreditavam que as divindades possuíam comportamentos humanos, tais como a bondade, inveja, ganância, entre outros.
Não há como quantificar o número exato de deuses egípcios, mas estima-se que existiram milhares.
Religião do Egito Antigo
Os egípcios antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Por sustentar um governo teocrático, em que a figura do monarca se misturava à dos deuses, o faraó possuía um poder ilimitado. Suas funções envolviam os âmbitos religioso, judiciário, social e militar. Considerado um deus vivo, ele era visto como a encarnação de Hórus (deus falcão) e filho do deus Sol, Amon-Rá.
Por isso, a religião no Egito Antigo era de extrema importância para a população da época, pois ela influenciava todas as áreas da sociedade.
Alguns dos deuses cultuados pelos egípcios eram animais, considerados a encarnação das próprias divindades.
O povo egípcio também cultuava as forças da natureza, como a Lua, o Sol, o Rio Nilo e o vento. Cada cidade possuía seu próprio deus que a protegia contra os males.
Existiam deuses que tinham o corpo de animal, outros tinham o formato do corpo de metade animal, metade humano e ainda existiam os que possuíam o corpo somente de humano.
Por acreditarem na imortalidade, os egípcios praticavam a mumificação (conservação dos corpos) e adoravam os mortos, pois acreditavam que o ser humano é formado por Rá (alma) e Ká (corpo).
Por isso, após a morte, a alma continua a viver no reino de Amon-Rá ou de Osíris. Depois de morto, a alma participaria de um julgamento no Tribunal de Osíris, onde seria julgada. Se a alma voltasse a habitar no corpo, o morto retornaria à vida no reino de Osíris. Se a alma não voltasse ao corpo, ela ficaria no reino de Amon-Rá.
Por isso a conservação dos corpos era tão importante, pois, se a alma retornasse ao corpo, ele estaria em boas condições.
Nomes de deuses egípcios
Os principais deuses egípcios foram:
- Rá, deus Sol, o principal deus egípcio;
- Nut, mãe de Amon-Rá;
- Osíris, deus dos mortos, da fundidade e da vegetação, simbolizado pelo rio Nilo;
- Ísis, deusa das sementes e das águas. Além disso, ela protegia a vegetação. Era esposa de Osíris e mãe de Hórus;
- Hórus, deus dos céus e dos vivos;
- Set, deus do caos, encarnação do mal. Era o principal inimigo de Osíris e responsável pelas guerras e pelos males;
- Hathor, deusa do amor, beleza, alegria e música;
- Bastet, deusa da sexualidade, fertilidade e do parto.
Saiba mais em:
- Pirâmides do Egito
- Lista de exercícios sobre Egito Antigo
- 10 curiosidades históricas relacionadas ao Egito que talvez você não saiba
- Alexandria
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.