Diferenças entre os cefalocordados e os urocordados

Continue lendo para entender as diferenças do grupo dos protocordados.

Os cefalocordados e os urocordados são subfilos do filo Chordata que possui mais de 45 mil espécies de animais, divididos em três subfilos: Vertebrata, Urochordata e Cephalochordata.

Os animais cefalocordados e os urocordados são conhecidos como protocordados porque são mais primitivos e não são vertebrados.

Sendo assim, o filo Chordata inclui tanto animais invertebrados como vertebrados, entretanto, na fase embrionária, todos eles são semelhantes e apresentam tubo nervoso dorsal, fendas faringianas, notocorda e cauda pós-anal.

Protocordados

A principal diferença entre subfilos Urochordata e Cephalochordata, que são protocordados, e o subfilo Vertebrata, que engloba todos os animais vertebrados, é que os protocordados não possuem crânio e coluna vertebral.

Os animais pertencentes aos protocordados, geralmente, têm o corpo achatado com extremidades afiladas e, por isso, a cabeça deles é diferenciada.

Eles vivem em ambientes aquáticos litorâneos e, em alguns casos, possuem o corpo com formato parecido ao dos peixes.

Muitas vezes podemos encontrar protocordados enterrados na areia ou presos às rochas, mas eles também podem ter vida livre e formar colônias.

A reprodução dos subfilos Urochordata e Cephalochordata é sexuada com fecundação externa. No entanto, existem exceções, como as ascídias, que se reproduzem assexuadamente por brotamento.

Urocordados (subfilo Urochordata)

Os urocordados são animais marinhos que podem viver sozinhos ou em colônias, são sésseis, ou seja, que não possuem a capacidade de se deslocar, e filtram plâncton para se alimentar.

O corpo dos animais urocordados é revestido por uma camada espessa chamada de túnica, por isso, eles também recebem o nome de animais tunicados.

Os urocordados são animais com sistema circulatório aberto e sistema nervoso em forma de tubo, quando está na fase larval, e em forma de gânglios nervosos sob a faringe, na fase adulta.

Os principais urocordados são as ascídias e as salpas que, possuem notocorda na fase larval, mas quando adultos se assemelham aos animais cordados.

Cordados - urocordados: salpa
Cordados – urocordados: salpa

Cefalocordados (subfilo Cephalochordata)

Os cefalocordados são animais que vivem no mar, possuem apenas alguns centímetros de comprimento e corpo achatado, com as extremidades finas.

Eles nadam em águas mais rasas, mas podem ser encontrados na areia com apenas a boca para o lado de fora.

O sistema nervoso dos cefalocordados possui ramificações que derivam de um tubo nervoso central. O sistema circulatório é fechado e o coração fica na região ventral.

Os cefalocordados são animais filtradores e retiram pequenas partículas de alimento da água que passa por dentro do seu corpo.

Os principais representantes desse subfilo são os anfioxos, que possuem o corpo translúcido e formato parecido com um pequeno peixe.

Cordados - Cefalocordados: anfioxo
Cordados – Cefalocordados: anfioxo

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More