Dissacarídeos

Os dissacarídeos são moléculas de carboidrato formadas pela união de dois monossacarídeos.

Os dissacarídeos são carboidratos formados por uma ligação glicosídica que une dois monossacarídeos. Eles são moléculas orgânicas que fornecem energia aos seres vivos.

Os principais componentes dos dissacarídeos são carbono, hidrogênio e oxigênio. Geralmente, essas moléculas possuem sabor adocicado e boa solubilidade em água.

Estrutura dos dissacarídeos

Os dissacarídeos são formados por duas cadeias de monossacarídeos unidas por uma ligação covalente chamada glicosídica.

Eles são formados por uma reação de desidratação, durante a ligação glicosídica um átomo de hidrogênio é perdido em um monossacarídeo uma hidroxila no outro, dando origem a uma molécula de água.

A posição da hidroxila que será perdida faz com que a ligação glicosídica seja classificada em alfa ou beta.

Vamos usar a formação da maltose como exemplo. Ela é um dissacarídeo formado pela ligação entre o carbono 1 e o carbono 4 de duas moléculas de glicose.

Dissacarídeo - Ligação glicosídica entre glicoses para formar a maltose.
Dissacarídeo – Ligação glicosídica entre glicoses para formar a maltose.

A ligação glicosídica entre as glicoses é do tipo alfa, pois a hidroxila está ligada do direito do carbono ligado ao oxigênio central, chamado de anomérico.

Principais dissacarídeos

A combinação de monossacarídeos pode formar muito dissacarídeos diferentes, os mais conhecidos são a sacarose, a lactose e a maltose.

  • Sacarose: formada pela ligação entre glicose e frutose.
  • Lactose: formada pela união de glicose e galactose.
  • Maltose: formada pela ligação de duas moléculas de glicose.

Sacarose

A sacarose é um dissacarídeo comum em vegetais. De sabor adocicado, é o principal carboidrato utilizado para fazer o açúcar que usamos no dia a dia. Ele é encontrado em abundância na cana-de-açúcar, por exemplo.

Esse dissacarídeo é uma fonte imediata de energia porque é absorvido rapidamente pelo organismo através da ação da enzima invertase, ela realiza hidrólise e libera glicose e frutose no corpo.

Dissacarídeo - Sacarose
Dissacarídeo – Sacarose

Lactose

A lactose é o açúcar encontrado no leite e, por consequência, nos produtos derivados dele. Ele é um dissacarídeo com sabor menos adocicado e possui porcentagens diferentes no leite dos animais.

No leite da mulher lactante, a lactose varia entre 5 e 8% da composição. Já no leite da vaca, ela está presente em 4 a 5% do total.

A enzima responsável pela quebra da lactose é a lactase, muitos mamíferos param de sintetizar essa proteína após o período de amamentação.

A ausência dessa enzima provoca a intolerância à lactose no indivíduo, causando problemas gastrointestinais.

Dissacarídeo - Lactose
Dissacarídeo – Lactose

Maltose

A maltose pode ser encontrada na cevada, mas ela também é liberada na quebra do amido que é um polissacarídeo. A quebra das moléculas desse dissacarídeo é feita através da oxidação, ou seja, da perda de oxigênio.

Dissacarídeo - Maltose
Dissacarídeo – Maltose

Mapa mental sobre carboidratos

Mapa mental - Carboidratos
Mapa mental – Carboidratos

Clique aqui para salvar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.