Glicocálix

O glicocálix é um envoltório das células animais.

0

O glicocálix é uma camada presente em células animais que fica externa a membrana plasmática. Essa camada protege a célula, é composta de carboidrato e proteína, pode ter até 20 nanômetros de espessura.

A camada do glicocálix é renovada com frequência pelas células. Esse termo vem do grego glykys, que significa açúcar, e do latim calyx, que significa casca, ou seja, é uma casca de açúcar.

Composição do glicocálix

A composição do glicocálix é feita principalmente por carboidratos e proteínas, as chamadas glicoproteínas.

Mas, também pode haver lipídios associados a esses carboidratos, os glicolipídios.

Funções do glicocálix

O glicocálix é um envoltório que possui funções semelhantes às da parede celular nas células vegetais. Ele é o responsável por proteger a célula contra possíveis choques mecânicos, contra substâncias químicas que podem ser tóxicas ou corrosivas, como as enzimas digestivas.

Além disso, o glicocálix oferece um ambiente com condições harmônicas e favoráveis para as células, essa camada de proteção é capaz de alterar condições naturais do meio, como os níveis de acidez ou salinidade, para que elas sejam compatíveis com aquele tecido.

O glicocálix também promove reconhecimento celular entre células do mesmo tecido, já que elas possuem o glicocálix na mesma posição.

O reconhecimento favorece a adesão celular do tecido, fazendo com que as células sejam justapostas e evitem a entrada de patógenos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.