Centríolos

Os centríolos são organelas citoplasmáticas que estão envolvidas na divisão celular.

Os centríolos não estão presentes nas células procariontes e nem nas células de plantas gimnospermas e angiospermas. Eles são estruturas tão pequenas que só podem ser vistos em um microscópio eletrônico.

Função dos centríolos

Os centríolos são organelas citoplasmáticas que têm como principal função auxiliar a divisão celular durante a mitose e a meiose, no entanto, existem ressalvas quanto a essa função já que muitas células se dividem sem a presença dos centríolos.

Nas células em que os centríolos ocorrem, eles possuem a capacidade de autoduplicação durante a divisão celular e cada um deles migra para um polo da célula parar organizar o fuso acromático.

Além do envolvimento na divisão celular, os centríolos também contribuem na formação de cílios e flagelos.

Estrutura dos centríolos

Os centríolos estão aos pares dentro das células e ficam localizados no centrossomo, perto do núcleo, de onde saem os microtúbulos do citoesqueleto.

Essas organelas aparecem como dois cilindros que são dispostos perpendicularmente entre si e formam um conjunto chamado diplossomo.

Cada um dos dois cilindros é composto por nove trincas de microtúbulos que são ocos e formados por proteínas.

Centriolos - Estrutura
Centriolos – Estrutura

Centríolos, cílios e flagelos

Os centríolos auxiliam na síntese dos cílios e flagelos que os protozoários possuem. Essas estruturas estão ligadas à motilidade celular em meio líquido.

Os cílios são filamentosos, geralmente, muito numerosos dispostos ao redor de todo corpo do protozoário.

Os flagelos também são estruturas filamentosas, alongadas e, geralmente, ocorrem solitários no corpo do protozoário. Além de auxiliar na locomoção, eles também podem ser uteis para ajudar na alimentação desse organismo.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More