Endorfina
A endorfina é o neurotransmissor que provoca aquela sensação de bem-estar depois de uma atividade física.
O que é endorfina? A endorfina é um hormônio neurotransmissor, ou seja, uma substância química que é utilizada como comunicação do sistema nervoso.
Ela é a responsável pela sensação de bem-estar e por sentimentos como amor, prazer e felicidade. A endorfina é produzida pela hipófise, no cérebro.
Como liberar endorfina?
A endorfina é liberada em muitos momentos do nosso dia e uma forma muito eficiente de sentir os efeitos desse hormônio é fazer atividades físicas.
A sensação de bem-estar e dever cumprido é proporcionada pela liberação de endorfinas que ocorre depois que fazemos exercícios.
No entanto, a endorfina também serve como um analgésico natural do corpo, aliviando tensões musculares e estabilizando a liberação de outras substâncias que irão controlar a dor.
Realizar atividades prazerosas no seu dia a dia também aumentam a produção de endorfina. Isso inclui comer sua comida favorita, dar e receber carinho de alguém querido, sorrir, viajar, atividades sexuais, relembrar bons momentos, fazer planos para o futuro, etc.
Função da endorfina
A endorfina é um hormônio neurotransmissor que proporciona o bem-estar e prazer. Sua atuação faz com que o indivíduo tenha melhorias psicológicas que refletem no seu corpo.
Ela retarda o envelhecimento, melhora o sistema imunológico, a disposição e resistência física e mental.
Benefícios da endorfina
A endorfina proporciona uma melhora no bom-humor, ameniza problemas emocionais, melhora os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Endorfina e serotonina
A endorfina e a serotonina são considerados parte do quarteto dos hormônios da felicidade que também é composto pela dopamina e pela oxitocina.
Esses hormônios produzem substâncias químicas no cérebro que são essenciais para manutenção de atividades psicológicas e físicas dos seres humanos.
A endorfina é um hormônio analgésico natural que causa uma breve euforia e sensação de bem-estar, já a serotonina está ligada diretamente às sensações de prazer e felicidade.
Baixas concentrações desses hormônios podem causar doenças graves. Então, é recomendado manter hábitos saudáveis, para que os hormônios estejam sempre em equilíbrio.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.