Endorfina

A endorfina é o neurotransmissor que provoca aquela sensação de bem-estar depois de uma atividade física.

O que é endorfina? A endorfina é um hormônio neurotransmissor, ou seja, uma substância química que é utilizada como comunicação do sistema nervoso.

Ela é a responsável pela sensação de bem-estar e por sentimentos como amor, prazer e felicidade. A endorfina é produzida pela hipófise, no cérebro.

Como liberar endorfina?

A endorfina é liberada em muitos momentos do nosso dia e uma forma muito eficiente de sentir os efeitos desse hormônio é fazer atividades físicas.

A sensação de bem-estar e dever cumprido é proporcionada pela liberação de endorfinas que ocorre depois que fazemos exercícios.

No entanto, a endorfina também serve como um analgésico natural do corpo, aliviando tensões musculares e estabilizando a liberação de outras substâncias que irão controlar a dor.

Realizar atividades prazerosas no seu dia a dia também aumentam a produção de endorfina. Isso inclui comer sua comida favorita, dar e receber carinho de alguém querido, sorrir, viajar, atividades sexuais, relembrar bons momentos, fazer planos para o futuro, etc.

Função da endorfina

A endorfina é um hormônio neurotransmissor que proporciona o bem-estar e prazer. Sua atuação faz com que o indivíduo tenha melhorias psicológicas que refletem no seu corpo.

Ela retarda o envelhecimento, melhora o sistema imunológico, a disposição e resistência física e mental.

Benefícios da endorfina

A endorfina proporciona uma melhora no bom-humor, ameniza problemas emocionais, melhora os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Endorfina e serotonina

A endorfina e a serotonina são considerados parte do quarteto dos hormônios da felicidade que também é composto pela dopamina e pela oxitocina.

Esses hormônios produzem substâncias químicas no cérebro que são essenciais para manutenção de atividades psicológicas e físicas dos seres humanos.

A endorfina é um hormônio analgésico natural que causa uma breve euforia e sensação de bem-estar, já a serotonina está ligada diretamente às sensações de prazer e felicidade.

Baixas concentrações desses hormônios podem causar doenças graves. Então, é recomendado manter hábitos saudáveis, para que os hormônios estejam sempre em equilíbrio.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More