Lista de exercícios sobre Regimes Totalitários

Confira os exercícios sobre Regimes Totalitários que selecionamos para você!

Uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a ascensão dos regimes totalitários europeus, em especial, o nazismo alemão e o fascismo.

Selecionamos alguns exercícios sobre regimes totalitários para que você possa exercitar seus conhecimentos sobre este assunto que é fundamental para compreender a eclosão da Segunda Guerra.

Exercícios sobre Regimes Totalitários

1- Os regimes totalitários caracterizam momentos específicos em que o país:

a) vive um regime político democrático, pacifista, descentralizador e justo.
b) vive um regime político antidemocrático, agressivo, centralizador e arbitrário.
c) enfrenta episódios de guerras sangrentas, atuando na resolução de tais problemas.
d) enfrenta problemas sociais, principalmente com a falta de ferramentas pedagógicas.

2- Os regimes totalitários tiveram forte influência no:

a) período após a Segunda Guerra Mundial, quando diversos países do mundo enfrentam uma intensa crise social e econômica.
b) período entreguerras (1918-1939), durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda.
c) período anterior à Primeira Guerra Mundial, quando as potências europeias se preparavam para a Grande Guerra.
d) período entreguerras (1918-1939), entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda.

3- Assinale a alternativa que contenha um objetivo dos regimes totalitários.

a) Tornar o governo forte e eficiente para controlar toda a nação.
b) Apoiar-se no liberalismo econômico para expandir sua economia.
c) Utilizar a democracia como principal ferramenta de dominação.
d) Lutar pelo fim das desigualdades sociais.

4- Marque a questão que contenha as principais características dos governos totalitários.

a) Descentralização política; partido único; forte militarismo; propaganda ideológica; democracia; educação; culto ao líder; intervencionismo estatal; controle ideológico.
b) Centralização política; mais de um partido; forte militarismo; propaganda ideológica; uso do terror; educação; culto a Deus; intervencionismo estatal; controle ideológico.
c) Centralização política; partido único; forte militarismo; propaganda ideológica; uso do terror; educação; culto ao líder; intervencionismo estatal; controle ideológico.
d) Descentralização política; partido único; forte militarismo; propaganda ideológica; uso da democracia; educação; culto a Deus; intervencionismo estatal; liberdade de expressão.

5- Quais foram os principais regimes totalitários da Europa?

a) Stalinismo, fascismo, trotskismo, salazarismo, franquismo.
b) Stalinismo, fascismo, nazismo, trotskismo, trotskismo.
c) Stalinismo, fascismo, nazismo, salazarismo, franquismo.
d) Stalinismo, trotskismo, nazismo, salazarismo, franquismo.

6- Qual o nome do líder do principal regime totalitário do continente europeu, o nazismo?

a) Adolf Hitler.
b) Benito Mussolini.
c) Benito Hitler.
d) Adolf Salazar.

7- O salazarismo foi um regime totalitário que vigorou em qual destes países do continente europeu?

a) Espanha.
b) Portugal.
c) Alemanha.
d) Itália.

8- A União Soviética enfrentou um regime totalitário comandado por qual destes líderes de Estado?

a) Josef Stalin.
b) Adolf Hitler.
c) Benito Mussolini.
d) Francisco Franco.

9- (Unifesp) Morrer pela Pátria, pela Ideia (…) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (…). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia:

a) socialista.
b) liberal-fascista.
c) nazi-fascista.
d) anarquista.
e) capitalista.

10- (Enem MEC) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

Gabarito

1- B
2- D
3- A
4- C
5- C

6- A
7- B
8- A
9- C
10- A

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