Leonardo da Vinci

Cientista sem precedentes, autor da obra de arte mais famosa do mundo, inventor visionário – Leonardo da Vinci mudou a forma como vemos o mundo.

0

Quem foi Leonardo da Vinci? Nascido no vilarejo de Anchiano, na comuna de Vinci, Florença (atual Itália), Leonardo da Vinci talvez tenha sido a figura mais importante do Renascimento. Da Vinci foi engenheiro, pintor, escultor, inventor, cientista, físico, matemático, anatomista, arquiteto e outros.

Biografia de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci

Nascido em 1452, Leonardo da Vinci era filho ilegítimo de Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci, um tabelião florentino, e Caterina Lippi, uma camponesa.

Foi criado por parentes próximos e passou a infância na região bucólica, se mudando aos dezesseis anos para Florença. A cidade passava por um período de efervescência cultural sob o governo da família Medici, que era patrona de artistas, engenheiros e pintores.

Ele foi aceito e estudou no estúdio do artista Andrea del Verrocchio (1435-1488). Morou em Milão, onde trabalhou como engenheiro, escultor e pintor por dezoito anos. Leonardo se mudou em 1516 para a França, a convite da corte do rei Francisco I. Morreu em Clos Lucé, no dia 2 de maio de 1519.

Obras de arte de Leonardo da Vinci

Quinze pinturas são atribuídas a Leonardo, a maioria em painel. Além dessas, a autoria de várias outras pinturas associadas a seu nome é controversa. Há também reproduções e trabalhos perdidos. Nenhuma de suas pinturas é assinada e as atribuições se baseiam nas opiniões de especialistas.

A última Ceia - Leonardo da Vinci
A Última Ceia (em italiano: L’Ultima Cena e também Il Cenacolo)

O fato é que da Vinci produziu poucas pinturas. Todas as pinturas que são atribuídas a Leonardo nome tornam-se obras primas absolutas, como Salvator Mundi, vendida em leilão em 2017 por 450,3 milhões de dólares, firmando-se como a obra mais cara já vendida.

Salvator Mundi - Leonardo da Vinci
Salvator Mundi é uma pintura de Jesus Cristo como Salvator Mundi (Salvador do Mundo)

Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato, usada para gerar gradientes entre as tonalidades. Seus estudos sobre a perspectiva, o contraste entre luz e sombra, bem como os desenhos, diagramas científicos e pensamentos sobre a pintura encontrados em seus cadernos formaram uma contribuição para os artistas que o seguiram.

As principais obras de Leonardo da Vinci são: Gioconda (Mona Lisa), A Virgem das rochas, Dama do Arminho, A Última Ceia, Madona das Rochas, Madonna Litta, Anunciação, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Retrato de Músico, Leda e o Cisne, São João Batista e Madona do Fuso.

Mona Lisa - Leonardo da Vinci
Mona Lisa (“Senhora Lisa”) também conhecida como A Gioconda

Leia também: As 21 obras de arte mais caras da história

Invenções de Leonardo da Vinci

Seu conhecimento em física, óptica, mecânica, anatomia e matemática o permitiu projetar inventivamente diversas máquinas. Muitas delas premonitórias: Leonardo inventou seu próprio modelo de paraquedas, helicóptero, alguns autômatos, tanque de guerra, metralhadora, escafandro, entre outros. Outras invenções são inéditas até os dias de hoje, como o ornitóptero e o carro auto-propelido.

Projeto de Leonardo da Vinci - Máquina Voadora
Projeto de Leonardo da Vinci – Máquina Voadora

Ele parecia ter um interesse especial pelo voo e estudou a fundo a aerodinâmica das aves

Em seus cadernos, estudos profundos acompanhavam o design de suas criações. A observação dos testes empíricos como meio de se obter conclusões (método dedutivo, ao invés do método indutivo comum na época) foram grandes influências no raciocínio de Galileu Galilei e Francis Bacon, e se tornou um dos pilares da ciência moderna.

Frases de Leonardo da Vinci

  • “Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com seus olhos voltados ao céu, pois lá você esteve e para lá desejará retornar.”
  • “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.”
  • “Ofendi a Deus e aos homens porque meu trabalho não atingiu a qualidade que deveria ter tido.”
  • “Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre.”

Leia mais: 20 Frases de Leonardo da Vinci – Um dos maiores gênios da humanidade

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.