O glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem efeito oposto ao da insulina, ou seja, o glucagon estimula o aumento de açúcar no sangue.
Quando uma pessoa com saúde normal pratica exercícios ou fica muito tempo sem se alimentar, as taxas de açúcar no sangue caem e a pessoa entra em hipoglicemia, esse é o momento de atuação do glucagon.
A função do glucagon é atuar no fígado, quebrando as moléculas de glicogênio e liberando a glicose no sangue, fazendo com que a pessoa volte a ter energia para realizar suas atividades.
A liberação do glucagon também promove a conversão de aminoácidos em glicose, num processo chamado de gliconeogênese, e a quebra da gordura em ácidos graxos para serem usados como energia para as células.
As pessoas que têm diabetes possuem o nível de glicemia elevado e isso impede a liberação de glucagon na corrente sanguínea.
Por isso, nos casos de hipoglicemia grave, em que não é possível ingerir alimentos e o paciente esteja entrando em coma, o uso do glucagon injetável é indicado para induzir o corpo a liberar energia de outras fontes.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.