Pâncreas

Esse é um órgão com funções muito importantes para o controle da glicose e digestão dos alimentos. Continue lendo para conhecer mais sobre ele!


O pâncreas é uma glândula digestiva mista que possui tanto funções endócrinas quanto exócrinas. Ela pertence a dois sistemas, o digestório e o endócrino, ou seja, ela produz enzimas digestivas e hormônios.

Esse órgão apresenta um tamanho médio entre 15 e 20 cm e está localizado na região abdominal, atrás do estômago.

Pâncreas
Pâncreas

Função do pâncreas

O pâncreas é o responsável por sintetizar e excretar as enzimas digestivas contidas no suco pancreático que é usado no processo de digestão.

Através da ação do suco pancreático, os carboidratos, as proteínas e os lipídios são quebradas em moléculas menores para seguir o processo de digestão.

Além disso, o pâncreas é o responsável por sintetizar os hormônios insulina e glucagon que são os responsáveis por regular os níveis de glicose no sangue.

A glicose capturada por esses hormônios é armazenada como glicogênio no fígado. A degradação do glicogênio ocorre pela estimulação do glucagon quando o corpo precisa de glicose.

O glucagon e a insulina são hormônios antagônicos. Enquanto o glucagon estimula a liberação da glicose, aumentando a quantidade dela no sangue, a insulina retira a glicose da corrente sanguínea, diminuindo os níveis de glicemia do indivíduo.

Doenças do pâncreas

O pâncreas pode ser lesado pela presença de enfermidades como:

  • Pancreatite: inflamação do pâncreas que pode ser crônica ou aguda. Se não for tratada rapidamente, a pancreatite pode levar o paciente à morte.
  • Câncer de pâncreas: anomalias ou mutações genéticas podem causar a produção de células cancerígenas nesse órgão, comprometendo suas funções. O consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, má alimentação e idade avançada são fatores de risco para esse tipo de câncer.
  • Diabetes tipo 1: a diabetes pode provocar a morte de células pancreáticas, comprometendo a produção de suco pancreático e dos hormônios. Isso pode provocar um desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More