Ácidos graxos

Esse composto orgânico é o responsável por regular várias funções no organismo dos seres vivos. Leia abaixo para entender melhor o funcionamento deles.

0

Os ácidos graxos são compostos orgânicos do tipo lipídios que formam cadeias com uma carboxila (COOH) nas extremidades.

Eles são encontrados nos fosfolipídios das membranas celulares e podem ter cadeias longas ou curtas que podem, ou não, ser saturadas.

Funções dos ácidos graxos

Os ácidos graxos são utilizados como combustível para as atividades celulares e são uma das principais fontes de energia, atuando com as moléculas de glicose e de proteína.

Além disso, entre as principais funções dos ácidos graxos também estão:

Características importantes dos ácidos graxos

Popularmente, os ácidos graxos são conhecidos como gorduras. No entanto, as gorduras são formadas pela união de um ácido graxo com uma molécula de glicerol.

As gorduras podem mudar seu estado físico de acordo com a temperatura do ambiente em que se encontram. Elas são sólidas em temperaturas mais amenas e tornam-se líquidas se a temperatura for elevada.

Os ácidos graxos podem ser classificados em esterificados ou não esterificados. Os esterificados são as moléculas complexas armazenadas dentro das células adiposas, como os triglicerídeos. Eles são a principal reserva energética dos animais.

Os não esterificados são encontrados em menor quantidade e são livres nos tecidos. Quando o animal está em jejum, o nível desses ácidos graxos aumenta no plasma sanguíneo.

Grau de saturação dos ácidos graxos

O ácido graxo é composto por uma cadeia de carbono com moléculas de carboxila (COOH) nas extremidades.

Se as ligações entre os carbonos forem simples, o ácido graxo é considerado saturado. Entretanto, se as ligações entre os carbonos forem duplas, as moléculas de ácido graxo são consideradas insaturadas.

Ácidos graxos - Tipos de moléculas com saturação diferentes.
Ácidos graxos – Tipos de moléculas com saturação diferentes.
Ácidos graxos - Estrutura molecular
Ácidos graxos – Estrutura molecular
  •  Gorduras saturadas

As gorduras saturadas são consideradas substâncias prejudiciais ao organismo se estiverem em excesso, pois elas aumentam a quantidade de gordura no sangue.

  • Gorduras insaturadas

As gorduras insaturadas estão presentes nos óleos vegetais e em alimentos ricos em gordura natural como as nozes e os abacates.

Essas gorduras são necessárias para elevar o colesterol HDL, conhecido como “bom colesterol”, porque é a substância responsável por retirar o excesso de gordura presente no sangue.

As moléculas insaturadas podem ser de dois tipos:

  • Monoinsaturada: quando a dupla ligação ocorre apenas entre dois carbonos;
  • Poliinsaturada: quando a dupla ligação ocorre em mais de dois carbonos.
Ácidos graxos - Estrutura molecular de diferentes saturações.
Ácidos graxos – Estrutura molecular de diferentes saturações.

Estrutura dos ácidos graxos

Os ácidos graxos são compostos por moléculas de carbono e grupos carboxila. Eles são moléculas anfipáticas, ou seja, são cadeias hidrofóbicas nos carbonos e hidrofílicas nas extremidades, onde estão as carboxilas.

Os ácidos graxos de cadeias longas são predominantes insolúveis em água, ou seja, são moléculas hidrofóbicas.

Comprimento da cadeia dos ácidos graxos

Os ácidos graxos podem ter cadeias curtas ou longas, um ácido graxo de cadeia curta pode ter até cinco carbonos. Veja alguns exemplos de ácidos graxos:

  • Ácido fórmico: 1 carbono
  • Ácido butírico: 4 carbonos
  • Ácido caprílico: 10 carbonos
  • Ácido araquidônico: 16 carbonos
  • Ômega-6: 20 carbonos

Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos são de extrema importância para os seres vivos. Os chamados de ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo organismo dos seres vivos, por isso, precisam fazer parte da alimentação.

Alguns ácidos graxos são precursores de moléculas importantes ao desenvolvimento e crescimento dos seres vivos, tornando-se essenciais para a vida deles.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.