Hator, Deusa da maternidade
Saiba mais sobre uma das principais deusas da mitologia egípcia.
Hator era uma das principais deusas egípcias. Ela era uma divindade representada por uma vaca e estava associada à Via Láctea. Hator era a filha de Rá.
Ainda há restos do templo de Hator em Dendera, no Egito. Acredita-se que o templo de Hator foi construído e decorado entre o século II a.C e o primeiro século d.C. Ele tinha dois salões com colunas primorosamente concebidos, com a cabeça da deusa Hator gravada em cada um deles.
Além disso, vários santuários foram construídos no telhado plano do templo. Havia também um lago sagrado fechado onde os sacerdotes e os pacientes tomavam banho para se curarem e se tornarem puros.
Havia um tesouro sagrado escondido em duas salas subterrâneas perto do santuário. Em seu templo, as pessoas oravam a ela por fortuna. No geral, Hator era uma deusa ocupada, assim como a maioria dos outros deuses e deusas.
Origem
No Egito, Hator era a deusa do amor, da beleza, da dança, da música e da fertilidade. Hator é uma das principais deusas. Hator significa “Casa de Hórus”. Antes que Hator fosse a bela deusa, ela era a deusa da destruição.
Havia um mito de que Rá ordenou que Hator (Sekmet) saísse para comer as pessoas. Mas dias se passaram e Rá queria que Sekmet (Hator) parasse, mas ela não obedeceu. Então, Rá tingiu a cerveja de vermelho e espalhou por toda a terra.
Sekmet viu e pensou que era o sangue das pessoas que ela matou, então ela bebeu tudo e ficou bêbada. Depois, ela dormiu por três dias e, quando acordou, não queria mais comer carne humana. Ela se tornou uma nova deusa, chamada Hator.
Aparência
Hator aparece em quatro formas diferentes. Na forma humana, Hator tinha uma cabeça de vaca com dois chifres. Ela foi representada como uma vaca porque as vacas eram animais altamente valorizados.
Ela usava um menat, que era um colar especial. Um menat é um colar de contas pesadas com uma forma crescente na frente e uma parte alta em forma de cogumelo nas costas. Em uma de suas formas animais, ela era uma vaca com um ankh. O ankh era o símbolo da vida.
O símbolo de Hator era uma vaca com um disco solar. Os antigos egípcios a atraíram como o céu da Via Láctea. Os títulos de Hator incluem “A Dourada”, a “Senhora da Canção”, a “Senhora das Donzelas” e a “Senhora do Sicômoro”.
Poder
Hator tinha muito poder sobre o humor dos antigos egípcios. Hator tinha o poder de trazer riso, felicidade e alegria. Se ela estivesse longe, o humor dos egípcios se tornaria péssimo.
Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses do Egito: Todos os Deuses do Egito
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.