Invasões holandesas no Brasil

As invasões holandesas no Brasil marcaram o domínio holandês no nordeste do país durante algumas décadas do século XVII.

0

As invasões holandesas no Brasil ocorreram no século XVII, quando alguns territórios do Nordeste foram ocupados pelos holandeses.

Tais invasões foram resultados de conflitos diplomáticos envolvendo Portugal, Holanda e Espanha.

Os holandeses tinham o interesse de construir sua própria colônia no continente americano. Por isso, invadiram e dominaram as principais regiões açucareiras da América Portuguesa.

Se fixaram no Brasil entre os anos de 1630 a 1654, tendo o militar alemão, Maurício de Nassau como administrador da colônia holandesa.

A expulsão dos holandeses ocorreu através das Guerras Brasílicas e das Batalhas dos Guararapes. Por meio delas, os holandeses foram aos poucos, derrotados.

Por que os holandeses invadiram o Brasil?

Porque eles ansiavam manter sua participação na atividade açucareira da então colônia portuguesa que lhes geravam grandes lucros.

Causas das invasões holandesas no Brasil

A invasão holandesa no nordeste do país foi resultado das relações diplomáticas entre Portugal, Espanha e Holanda.

Até a década de 1580, a Holanda tinha uma importante participação na produção açucareira do Brasil, financiando as plantações e participando do refino e da venda do produto no continente europeu.

O açúcar garantiu grandes lucros para Portugal e Holanda. Entretanto, a crise da dinastia de Avis em Portugal desencadeada pela morte do rei Dom Sebastião que, sem herdeiros, passou o trono para Dom Henrique, seu tio-avô que morreu dois anos depois sem deixar herdeiros, igualmente, mudou o destino de Portugal.

A morte de Dom Henrique marcou o início da crise da dinastia de Avis, no final do século XVI. Após algumas disputas, o rei da Espanha, Filipe II, assume o posto de rei de Portugal, unificando as duas Coroas.

A união dos dois reinos recebeu o nome de União Ibérica. Tal medida representou intensas modificações nas relações diplomáticas entre Portugal e Holanda, que estava em guerra contra a Espanha desde a segunda metade do século XVI.

O conflito entre holandeses e espanhóis ocorreu devido ao anseio de tornar a Holanda um país independente – fato que desagradava a Espanha.

Sendo assim, a unificação das duas Coroas fez com que a Holanda enxergasse Portugal como um país rival. Com isso, os holandeses foram excluídos da atividade açucareira o que provocou algumas reações por parte deles:

  • Saquearam os portos pertencentes à Portugal na África;
  • Atacaram a capital da Bahia, Salvador.

Em 1621, os holandeses fundam a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais com o objetivo de retomar seus negócios açucareiros.

Derrotados na Bahia, eles se voltam contra Pernambuco, região em que a atividade açucareira prosperava.

Em 1630, os holandeses conseguem conquistar Olinda. Em 1637, é enviado o alemão Maurício de Nassau para administrar as terras.

A liderança deste militar foi fundamental para o estabelecimento dos holandeses na região. Ele direcionou os investimentos para a economia, ciência e arte.

A partir da década de 1640 a Companhia das Índias entra em falência. Em 1643, Nassau retorna à Holanda.

Durante as décadas de 1630 e 1640, ocorrem as Guerras Brasílias e as Batalhas dos Guararapes, responsáveis por contribuir para o declínio da ocupação holandesa no Nordeste do país.

Quando os holandeses invadiram o Brasil?

A primeira invasão holandesa no Brasil ocorreu em 1604, no episódio que marca sua ocupação na Bahia.

São expulsos de Salvador, então capital do Brasil, e mantém uma trégua até 1621. Em 1624, os holandeses atacam novamente Salvador.

Depois de um ano em solo baiano, eles são expulsos. Em 1627, eles retornam ao país com o objetivo de saquear a capital.

Em 14 de fevereiro de 1630, conseguem, finalmente, ocupar a cidade de Olinda, Pernambuco. Entre os anos de 1630 e 1637, os holandeses conseguem estender seu domínio em algumas regiões do Nordeste.

Entre 1637 e 1643, a colônia holandesa é administrada por Maurício de Nassau que desenvolve um importante trabalho para o avanço da região.

A partir dos anos de 1640, a Companhia das Índias fale e o domínio holandês enfraquece expressivamente.

Além disso, ocorreram as Guerras Brasílicas na década de 1630 e as Batalhas dos Guararapes, entre 1648 e 1649.

Impactos das invasões holandesas no Brasil

Vejamos os principais impactos da invasão holandesa no Brasil:

  • Controle de parte do Nordeste;
  • Enriquecimento da Holanda;
  • Conflitos;
  • Mortes e feridos;
  • Desenvolvimento das ciências e das artes;

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.