Pressão arterial

Continue lendo para entender como funciona a pressão exercida pelo sangue nas artérias.

0

A pressão arterial se refere a força que o sangue exerce nas paredes das artérias quando é impulsionado pelo coração para ser levado a todo o corpo.

Essa pressão geralmente é um pouco maior que a pressão atmosférica e essa diferença de pressão é o que mantém as artérias e os outros vasos sanguíneos não colapsados.

O valor da pressão arterial é determinado pelo funcionamento em conjunto dos sistemas nervoso, cardiovascular e excretor.

Os valores normais de pressão arterial podem variar muitas vezes durante o dia, dependendo da atividade que está sendo realizada ou emoções vivenciadas, como atividades físicas, dores, euforia ou estresse.

Valores normais de pressão arterial

A pressão arterial é representada por dois números e é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número possui um valor maior e representa a pressão sistólica que é a pressão exercida pelo sangue quando é bombeado para o corpo.

O segundo número possui menor valor e representa a pressão diastólica, ou seja, a pressão entre um batimento e outro, quando o coração está relaxado.

O valor normal que é considerado ideal para uma pessoa em perfeitas condições de saúde é de 120/80 mmHg.

Para os pacientes que possuem diabetes ou problemas renais a pressão pode se apresentar um pouco maior, entretanto, não deve ultrapassar de 130/80 mmHg.

Quando a pressão arterial apresenta valor acima de 140/90 mmHg, o paciente está com hipertensão, ou seja, com a pressão arterial elevada o que pode causar infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal.

Fatores como obesidade, sedentarismo, consumo de sal em excesso, tabagismo e alcoolismo podem aumentar a pressão arterial.

Pressão arterial - Tabela de medidas
Pressão arterial – Tabela de medidas

 

Como medir a pressão arterial?

A pressão arterial pode ser medida de formas diferentes como a técnica auscultatória, aparelhos aneroides ou por aparelhos semiautomáticos digitais.

Pressão arterial - Aparelho auscultatório
Pressão arterial – Aparelho auscultatório
Pressão arterial - Aparelho semiautomático
Pressão arterial – Aparelho semiautomático

Para que a medida da pressão arterial seja feita corretamente é necessário tomar alguns cuidados como garantir que a pessoa esteja calma e em um ambiente com temperatura agradável e amena.

Recomenda-se que a pessoa não tenha realizado exercícios intensos nas horas anteriores, não ter ingerido bebidas alcoólicas ou café e esteja em repouso por, pelo menos, cinco minutos antes da medição.

A posição que a pessoa se encontra no momento da medição também pode interferir nos valores da pressão arterial.

A posição ideal para a pessoa é sentada, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão e costas apoiadas em um encosto. O braço que será medido deve estar na altura do coração, com o cotovelo flexionado levemente e a palma da mão para cima.

Pressão arterial - Posição correta para medição
Pressão arterial – Posição correta para medição

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.