A lenda do guaraná – O folclore brasileiro na região amazônica

A lenda do guaraná, fruto da Amazônia (região norte do Brasil), destaca elementos do folclore brasileiro e da cultura indígena.

0

O guaraná é um dos recursos naturais que o Brasil, mais precisamente a região norte, cultiva com exclusividade.

O Guaraná (paullinia cupana) é uma planta da região amazônica, cujo fruto é de cor vermelha e a sua polpa branca com sementes pretas.

No folclore brasileiro, a lenda do guaraná é uma das mais populares, devido ao fato que a planta fornece mais energia aos que vivem dela.

A planta cresce até a altura de dois a três metros, se isolada, ou, aproximadamente dez metros, ao contar com suporte de árvores.

A fruta, estimulante energética, possui propriedades semelhantes a cafeína. A partir dela, é possível conceber chá, xaropes, refrigerantes e sodas.

A lenda do guaraná

Um casal de índios pertencente à tribo Maués vivia por muitos anos sem ter filhos e desejava muito ter pelo menos uma criança.

Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar sua felicidade.

Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo menino.

O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom.

No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino, da paz e da felicidade que ele transmitia, e decidiu então ceifar aquela vida em flor.

Um dia o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente.

A triste notícia espalhou-se rapidamente. Nesse momento, trovões ecoaram na floresta e fortes relâmpagos caíram pela aldeia.

A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos.

Os índios obedeceram ao pedido da mãe e plantaram os olhos do menino. Nesse lugar, cresceu o guaraná, cujas sementes são negras e têm um arilo em seu redor, imitando os olhos humanos.

A lenda do guaraná para imprimir e colorir

Você gostou da lenda folclórica brasileira? Disponibilizamos um material para imprimir e colorir.

Veja mais lendas que podem lhe interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.