A Lenda da Mandioca

Essa história é de origem indígena. A narração gira em torno de uma menina muito alegre, que ao falecer, nasce uma planta em seu local de enterro.

As lendas são narrativas populares que são transmitidas oralmente. Através dessas histórias, relata-se dúvidas, incompreensões e medos. Geralmente, essa forma de contar histórias tem a fantasia como principal elemento.

Além disso, conta com diferentes personagens. Estes que podem ter feições físicas de alguns animais. O folclore brasileiro tem diversas lendas. Por exemplo: Curupira, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, entre outros.

Existem outras lendas que também constituem o folclore brasileiro. Como por exemplo, a lenda da mandioca, que narra a origem da raiz típica brasileira. Conheça agora a lenda da mandioca.

Lenda da mandioca

A lenda da mandioca se inicia com uma gravidez inesperada. A filha de um cacique apareceu grávida. Isso foi uma grande decepção para essa autoridade indígena, já que a criança não seria de um grande guerreiro (como ele almejava).

Diversas vezes, o cacique tentou obrigar a filha a dizer quem era o pai daquela criança. Mas, a moça sempre respondia que não sabia quem era e nem sabia como tinha ficado grávida.

Um certo dia, ele teve um sonho que o orientava a acreditar na filha, pois ela era muito pura e nunca mentiria para ele. A partir de então, o pai passou a aceitar a gravidez e ficou muito empolgado com a chegada da menininha.

Lenda da Mandioca - Folclore

Mani, como teria sido batizada, era uma criança muito alegre e por onde passava, sempre transmitia felicidade. Até que um dia, a menininha ficou doente. O pajé tentou vários rituais, mas nada resolvia. Por fim, a menina faleceu.

Mani foi enterrada dentro da própria oca, como era de costume. As lágrimas da mãe da garotinha umedeciam a terra. Era como se a terra estivesse sendo regada. Depois de algum tempo, surge uma surpresa.

No mesmo local onde Mani foi enterrada, nasceu uma planta muito diferente das conhecidas. A mãe de Mani passou a cultivar e ao perceber que a terra estava rachada, cavou com a intenção de encontrar sua menina. Porém, encontrou uma raiz, que recebeu o nome de mandioca (junção de Mani e Oca).

Leia também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More