A Lenda da Mandioca

Essa história é de origem indígena. A narração gira em torno de uma menina muito alegre, que ao falecer, nasce uma planta em seu local de enterro.

0

As lendas são narrativas populares que são transmitidas oralmente. Através dessas histórias, relata-se dúvidas, incompreensões e medos. Geralmente, essa forma de contar histórias tem a fantasia como principal elemento.

Além disso, conta com diferentes personagens. Estes que podem ter feições físicas de alguns animais. O folclore brasileiro tem diversas lendas. Por exemplo: Curupira, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, entre outros.

Existem outras lendas que também constituem o folclore brasileiro. Como por exemplo, a lenda da mandioca, que narra a origem da raiz típica brasileira. Conheça agora a lenda da mandioca.

Lenda da mandioca

A lenda da mandioca se inicia com uma gravidez inesperada. A filha de um cacique apareceu grávida. Isso foi uma grande decepção para essa autoridade indígena, já que a criança não seria de um grande guerreiro (como ele almejava).

Diversas vezes, o cacique tentou obrigar a filha a dizer quem era o pai daquela criança. Mas, a moça sempre respondia que não sabia quem era e nem sabia como tinha ficado grávida.

Um certo dia, ele teve um sonho que o orientava a acreditar na filha, pois ela era muito pura e nunca mentiria para ele. A partir de então, o pai passou a aceitar a gravidez e ficou muito empolgado com a chegada da menininha.

Lenda da Mandioca - Folclore

Mani, como teria sido batizada, era uma criança muito alegre e por onde passava, sempre transmitia felicidade. Até que um dia, a menininha ficou doente. O pajé tentou vários rituais, mas nada resolvia. Por fim, a menina faleceu.

Mani foi enterrada dentro da própria oca, como era de costume. As lágrimas da mãe da garotinha umedeciam a terra. Era como se a terra estivesse sendo regada. Depois de algum tempo, surge uma surpresa.

No mesmo local onde Mani foi enterrada, nasceu uma planta muito diferente das conhecidas. A mãe de Mani passou a cultivar e ao perceber que a terra estava rachada, cavou com a intenção de encontrar sua menina. Porém, encontrou uma raiz, que recebeu o nome de mandioca (junção de Mani e Oca).

Leia também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.