Os 6 biomas brasileiros – A biodiversidade de vegetação

O Brasil, com seus 6 biomas, possui as maiores biodiversidades do mundo, com abundância de riquezas naturais, diversidade de vegetação, fauna e flora.

0

É de poder brasileiro uma das biodiversidades mais ricas do mundo, com as maiores reservas de água doce, além de grande parte das florestas tropicais.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é formado por seis biomas cujas características são múltiplas. São eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Assim como o país foi dividido em regiões, conforme os seus atributos geográficos, sociais etc., os biomas configuram como conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria.

Cada um desses configura com diversos tipos de vegetação e de fauna.

Monitoramento

O estado de conservação da vegetação permite delinear a presença ou não de habitats para as espécies, a continuidade dos serviços ambientais, assim como a entrega dos bens essenciais à sobrevivência de suas populações.

Diante disso, o monitoramento da cobertura florestal tornou-se uma ferramenta indispensável para a preservação e conservação das florestas.

Desde 1988, a cobertura florestal da Amazônia brasileira passou a ser monitorada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Nos anos 2000, mais especificamente em 2002, o monitoramento dos demais biomas passou a ser realizado por meio de projetos.

1 Bioma Amazônia

Bioma Amazônia

A Amazônia é tida como o maior bioma brasileiro (metade do Brasil), assim como a maior reserva de diversidade biológica do mundo.

A sua área se estende por nove países da América do Sul, estando a maior parte no território brasileiro (cerca de 40%), no qual é conhecido como Amazônia Legal.  Perpassa os estados brasileiros do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Entre os principais representantes da fauna estão a onça-pintada, a arara-azul e a capivara. Sua flora contém cerca de 30 mil espécies, as quais quase 100 mil são predominantes na América Latina.

O clima da região amazônica é quente e úmido, com uma vegetação densa.

2 Bioma Caatinga

Bioma Caatinga

O bioma caatinga se faz presente em grande parte do nordeste brasileiro, alcançando cerca de 11% do território nacional.

Com nomenclatura de origem indígena, cujo significado é floresta branca, representa as características dessa vegetação bem seca, com clima semiárido.

A sua vegetação abrange os estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Também se encontra a caatinga em pequenas partes do Maranhão e de Minas Gerais.

As espécies mais características da sua flora são são mandacaru, juazeiro, umbu, entre outras. E a sua fauna é rica em pluralidade, como é o caso do jaguatirica, gambá, ararinha-azul etc.

3 Bioma Cerrado

Bioma Cerrado

O bioma cerrado é compreendido como o segundo maior bioma do Brasil e da América Latina. Também intitulado como savana brasileira, detém de grande biodiversidade e patrimônio aquífero.

Ele perpassa os estados do Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além desses, outros seis estados são contemplados com uma pequena área do bioma.

Na fauna, os seus principais símbolos são o tucano, tamanduá-bandeira e lobo-guará. E na flora do cerrado, destaca-se o ipê, jatobá etc.

O clima é majoritariamente tropical sazonal, com duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos.

4 Bioma Mata Atlântica

Bioma Mata Atlântica

O bioma da Mata Atlântica alcança de Norte a Sul do país, ocupando 13% do território brasileiro.

Desse modo, ela acopla três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e algumas porções de outros onze estados.

A sua fauna é semelhante a do bioma Amazônia, e entre os seus principais representantes estão micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça etc. Já quanto a flora, ela possui cerca de 20 mil espécies de vegetais, as quais 8 mil estão apenas nessa região.

O clima da Mata Alântica é tropical úmido.

5 Bioma Pampa

Bioma Pampa

O bioma Pampa, também conhecido com Campos Sulinos, está em 2% do território brasileiro.

O único exclusivamente brasileiro, abrange o estado do Rio Grande do Sul.

Entre os representantes de sua fauna estão ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro etc. Na sua flora, podemos citar capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo.

O seu clima é subtropical.

6 Bioma Pantanal

Bioma Pantanal

O bioma pantanal é visto como uma das maiores planícies alagadas do globo.

Tido como o de menor extensão territorial, apenas 2% do país, ele abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na fauna do bioma destacam-se o tuiuiú, o cervo-do-pantanal, a arara-azul, o jacaré-do-pantanal, entre outros. E a sua flora possui muitas espécies endêmicas e de fins medicinais, entre as espécies estão vitória-régia, aguapé, orquídea, palmeira etc.

O clima é tropical.

Os biomas aquáticos

Compreende como biomas aquáticos os ambientes de água doce (lagos, rios etc.) e água salgada (oceanos e mares). Cerca de 70% do planeta é composto por água salgada.

Esses possuem a mesma riqueza de espécies quanto os terrestres e necessitam de preservação.

O bioma marinho é categorizado mediante a profundidade da água e das regiões iluminadas ou não pelo sol. Enquanto isso, os biomas de água doce se constituem com os córregos, lagos, lagoas, geleiras, rios e reservatórios subterrâneos.

Curiosidades

Os biomas da Amazônia e da Mata Atlântica alcançam 100% de oito estados brasileiros, sendo que, juntos, só os biomas da Amazônia e do Pantanal dominam mais do que a metade do Brasil.

Já o pantanal mato-grossense é a maior planície inundável do mundo.

Agora, quanto a Mata Atlântica, hoje restam apenas 12,4% do bioma que existia originalmente no país.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.