Você sabe quais são as 20 maiores cidades do Brasil?
Com mais de 5.570 municípios, saiba quais são as 20 maiores cidades do Brasil e onde está concentrado 22% da população do país
O Brasil é o 5º maior país do mundo no quesito territorial, e é considerado um dos mais populosos também, com mais de 207 milhões de habitantes espalhados em 5.570 cidades, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017.
Cerca de 22% da população do país está concentrada nas principais cidades brasileiras. Mas você sabe quais cidades são essa? Confira a lista que fizemos com as 20 maiores cidades do Brasil.
1 São Paulo – SP
A capital do estado de São Paulo é a maior cidade do Brasil e também do hemisfério sul e da América, sendo também a 10ª maior cidade do mundo. O município possui aproximadamente 12 milhões de habitantes e uma área com 1521,1 km². Além de tudo, é o principal centro econômico da América do Sul, sendo a sede de 63% das multinacionais presentes no Brasil, e responsável por 10,7% do PIB nacional.
2 Rio de Janeiro – RJ
A capital do Rio de Janeiro, conhecida como cidade maravilhosa, é o principal destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e do hemisfério sul. A cidade possui aproximadamente 6,5 milhões de habitantes e uma área com 1 200,177 km². Parte do município é considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, e exerce uma forte influência cultural no país e no mundo.
3 Brasília – DF
A capital do país é a maior cidade das cidades construídas no século XX do mundo. A mesma foi construída com o plano urbanístico desenvolvido por Oscar Niemeyer em formato de avião, conhecido como “Plano Piloto”. Brasília, com uma população aproximada de 3 milhões de habitantes, e uma área com 5 779,997 de km², é a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). Além disso, é sede, também, de 127 Embaixadas estrangeiras.
4 Salvador – BA
Com quase 3 milhões de habitantes e área de 692,818 km², a capital baiana é a quarta maior cidade do país, e foi uma das primeiras cidades da América, além de ser a primeira capital nacional. Por ter muita influência africana, a capital é considerada o principal centro da cultura afro-africana.
5 Fortaleza – CE
Fortaleza é a capital do Ceará e tem aproximadamente 2,7 milhões de habitantes em uma área de 314,930 km². De acordo com o Ministério do Turismo, essa cidade é a segunda mais desejada para se visitar no Brasil. A cidade recebe esse nome por conta do Forte Schoonenborch, construído no século XV durante a ocupação holandesa na região.
6 Belo Horizonte – MG
Circundada pela Serra do Curral, BH é composta por uma geografia vasta com morros e planícies. A cidade foi criada para ser a capital política e administrativa do estado de Minas Gerais. Além de ser muito influente em termos políticos, culturais e econômicos, recentemente a capital mineira tem se destacado pelo crescimento na área de tecnologia de ponta, com destaque para a biotecnologia e informática. A cidade conta com uma população de aproximadamente 2,5 milhões
7 Manaus – AM
Com uma população que gira em torno de 2 milhões de habitantes, a cidade foi fundada na área de encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e é a maior cidade da Região Amazônica e o décimo principal destino turístico do país. O nome da cidade surgiu em homenagem a uma nação indígena que habitava a região, chamada Manaós.
8 Curitiba – PR
Curitiba tem quase 2 milhões de habitantes, uma área de 435,036 km², e surgiu a partir de um povo Bandeirante que se tornou um importante ponto comercial com a criação da estrada entre Sorocaba, em São Paulo, e Viamão, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, a cidade teve um grande desenvolvimento urbano, atraindo imigrantes europeus, principalmente da Alemanha, Polônia, Ucrânia e Itália.
9 Recife – PE
Essa é considerada a mais antiga das capitais estaduais, e é a sede do aglomerado urbano mais rico Norte-Nordeste, possuindo o maior PIB per capita da Região Nordeste. Recife tem cerca de 1,6 milhões de habitantes, e é uma das capitais com maior influência na região, além de possuir o maior número de sedes de consulados estrangeiros, fora do eixo Rio-São Paulo.
10 Porto Alegre – RS
Com aproximadamente 1,4 milhões de habitantes, Porto Alegre, além de possuir o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país, é também a segunda capital mais verticalizada, contando com 37,7% da população vivendo em apartamentos. Além de tudo isso, a cidade possui uma das melhores infraestruturas do Brasil, sendo a cidade mais arborizada e a mais alfabetizada também, dessa forma, atrai um grande número de migrantes de outras regiões.
11 Goiânia – GO
Com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, a capital goiana foi criada durante o governo Getúlio Vargas em meio às ações da Marcha para o Oeste, que tinha como intuito ocupar as áreas desabitadas do centro do país. A cidade foi fundada com o objetivo de ser a capital do Estado de Goiás e sofreu um forte crescimento populacional, chegando a 1 milhão de habitantes em 1996.
12 Belém – PA
A capital paraense, que tem em torno de 1,5 milhões de habitantes, é localizada às margens da baía do Guajará, e é a capital mais chuvosa do país por ter o clima equatorial e ser localizada no nordeste da Floresta Amazônica. Em meio ao período do Ciclo da Borracha, no século XIX, a cidade teve um forte desenvolvimento e cresceu muito. Dessa forma, muitas construções feitas na época ainda podem ser vistas nas fachadas dos edifícios e praças da cidade.
13 Guarulhos – SP
Essa cidade foi fundada pelos padres jesuítas e é a cidade que não é capital mais populosa do Brasil. Apesar de no período colonial ter sido um dos principais locais de mineração de ouro, hoje Guarulhos é um centro industrial e de comércio, sendo responsável por 1,01% do PIB do país, segundo o IBGE. A cidade tem aproximadamente 1,3 milhões de habitantes.
14 Campinas – SP
Com cerca de 1,1 milhões de habitantes, Campinas é composta por cinco distritos e possui uma grande zona rural, que em tempos de colônia e império era responsável pela principal atividade exercida na cidade, a produção de café. Hoje em dia, as principais atividades estão na área de comércio e serviços.
15 São Luís – MA
A capital maranhense é a unica cidade brasileira que foi fundada pelos franceses. Além disso, o centro histórico da cidade foi considerado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e sua posição estratégica entre as Regiões Norte e Nordeste atrai diversas empresas. A cidade conta com aproximadamente 1 milhão de habitantes.
16 São Gonçalo – RJ
Com uma população em torno de 1 milhão de habitantes, São Gonçalo é uma das poucas cidades que estão nessa lista e que não é uma capital. A cidade se destaca por ter um setor industrial bem desenvolvido, o que atrai uma grande quantidade de trabalhadores e é o principal motivo para o crescimento do município.
17 Maceió – AL
Com aproximadamente 1 milhão de habitantes, Maceió é um dos principais centros turísticos do Nordeste, atraindo visitantes nacionais e internacionais. Além disso, a capital alagoense tem uma taxa de urbanização de 99,75% e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,735, o que é considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
18 Duque de Caxias – RJ
Localizado na baixada fluminense, a cidade fica a 15 km de distância do Rio de Janeiro, e tem uma população com aproximadamente 900 mil habitantes. A cidade é considerada um dos maiores polos industriais do estado, e seu centro urbano apresenta um grande volume de comércios, com ruas sempre congestionadas.
19 Natal – RN
Com cerca de 860 mil habitantes, Natal é a segunda capital brasileira com menor área territorial e, ao mesmo tempo, com maior densidade populacional do país. A cidade foi fundada na época do período colonial do Brasil, e por isso guarda uma série de histórias e ponto turísticos.
20 Campo Grande – MS
Localizada em uma região de planalto, a capital sul-mato-grossense tem uma população com cerca de 800 mil pessoas, e foi fundada há mais de 111 anos por colonizadores mineiros que foram para a região em busca de pastagens nativas e as águas cristalinas do Cerrado. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas. Além disso, por causa de sua terra roxa ou vermelha, a cidade recebeu o codinome de Cidade Morena.
Confira também: As 20 melhores cidades para se viver bem no Brasil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.