20 Melhores destinos para viajar no Brasil

O Brasil está entre um dos países mais visitados da América do Sul. Além das belezas naturais, a cultura e os costumes únicos fazem da nossa terra um destino imperdível para turistas nacionais e estrangeiros.

0

Por abrigar tamanha diversidade de biomas e costumes, o Brasil definitivamente está inserido na categoria dos países mais visitados do mundo, sendo o segundo da América Latina, atrás apenas do México. 

Não há quem nunca tenha ouvido falar dos incríveis Lençóis Maranhenses, das exuberantes praias de Fernando de Noronha, dos centros históricos de Salvador e Ouro Preto ou até mesmo das belezas naturais do Jalapão, no coração do Tocantins.

Se você está planejando suas próximas férias ou até mesmo aquela viagem dos sonhos, confira nossa lista com os 20 melhores destinos para viajar no Brasil e descubra as belezas e encantos que o nosso país tem a oferecer.

1 Ouro Preto (MG)

Ouro Preto (MG)

A cidade de Ouro Preto é ideal para quem busca viajar no tempo. Com igrejas no melhor estilo barroco do século XVIII, como a de São Francisco de Assis, a cidade guarda obras do famoso escultor Aleijadinho, além de contar por meio dos seus sobrados e casarões, um pouco da história do nosso país. 

2 Chapada Diamantina (BA)

Chapada Diamantina (BA)

Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é uma ótima opção para quem busca praticar o ecoturismo. 

O lugar conta com um conjunto de serras em uma área de quase 1.500 km² rica em belezas naturais como morros, cânions, cachoeiras, grutas e expedições em cavernas. Suas principais atrações são as grutas Torrinha e Pratinha, o Morro do Pai Inácio e o poço encantado.

3 Cidade de Goiás (GO)

Cidade de Goiás (GO)

Reconhecida em 2001 como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, a cidade história de Goiás oferece ao visitante o melhor da arquitetura colonial. Por meio das construções históricas o turista é transportado para a época das expedições dos bandeirantes em meio a corrida do ouro.  

A gastronomia típica, com pratos feitos à base de pequi e guariroba, em meio às comemorações típicas como a procissão do fogaréu, transformam a Cidade de Goiás em um destino imperdível.

4 Lençóis Maranhenses (MA)

Lençóis Maranhenses (MA)

Um dos lugares mais incríveis para se conhecer é, sem dúvida, os Lençóis Maranhenses. O chamado “deserto” brasileiro não tem nada de seco. 

Com a abundante quantidade de chuvas no primeiro semestre, os lençóis freáticos são abastecidos com água que fica retesada sob forma de lagoa. O melhor período para visitar é entre os meses de junho e setembro. 

5 Chapada dos Veadeiros (GO)

Chapada dos Veadeiros (GO)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado um dos lugares mais ricos em espécies da fauna e flora do país. Abrange os municípios de Cavalcante, Alto Paraíso e Colinas do Sul. 

O roteiro na chapada inclui a visita às mais lindas cachoeiras e cânions, como o Vale da Lua e a Cachoeira da Carioca. 

6 Jalapão (TO)

Jalapão (TO)

Destino imperdível para os apaixonados pelo turismo de aventura e ecoturismo. Situada no estado do Tocantins, a região conta uma variedade de belezas naturais de tirar o fôlego, como por exemplo as dunas alaranjadas, os chapadões e as serras, as lagoas de água cristalina, além das impressionantes formações rochosas. 

As práticas de canoagem, rafting, rapel, trilhas a pé ou de bicicleta são ideais para os fãs de aventura e esportes radicais. 

7 Bonito (MT)

Bonito (MT)

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecida sobretudo pela beleza dos rios de água transparente, cavernas e grutas, além das exuberantes cachoeiras. 

Os visitantes também podem apreciar as belas paisagens naturais do lugar que conta com espécies da fauna e flora bem característicos da região centro-oeste, numa mistura de Cerrado com Mata Atlântica

A gastronomia também merece destaque. Já na cidade, o turista pode degustar pratos regionais preparados com peixes e carne de jacaré, sem contar os mais de 12 tipos de cachaças produzidos na região.

8 Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão (SP)

Um pedaço da Europa está em Campos do Jordão. Batizada de “Suíça Brasileira”, a cidade proporciona ao visitante, principalmente em julho durante o famoso Festival de Inverno, o que há de melhor em relação a gastronomia e ao turismo de lazer. 

Sua arquitetura tipicamente europeia torna-se ainda mais bela quando associada à degustação dos fantásticos fondues. Tudo isso sob o clima frio da Serra da Mantiqueira. O teleférico do Morro do Elefante com vista panorâmica da cidade também é um show a parte. 

9 Centro Histórico de Olinda (PE)

Centro Histórico de Olinda (PE)

Se decidir viajar por Pernambuco, o Centro Histórico de Olinda é destino obrigatório. Com suas ladeiras históricas, é possível conhecer um pouco mais sobre a colonização portuguesa do século XVI

Os destaques da cidade são o Alto da Sé, que conta com uma vista do litoral de tirar o fôlego e com as tradicionais feirinhas de artesanato local, além do Convento São Francisco, com seus históricos azulejos portugueses azuis entalhados em madeira.

10 Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu (PR)

A cidade de Foz do Iguaçu reúne as mais belas paisagens naturais do mundo. Uma dessas belezas são as Cataratas do Iguaçu, um conjunto de 275 saltos que vazam cerca de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. 

Por fazer fronteira com países como Paraguai e Argentina, a diversidade cultural também é um dos pontos fortes do lugar. É possível que o viajante faça compras no Paraguai durante o dia e coma o jantar à noite na Argentina.

Outra visita obrigatória é a excursão para a Itaipu Binacional, a segunda maior hidrelétrica do mundo e a primeira em produção de energia.

11 Salvador (BA)

Salvador (BA)

Salvador é uma cidade que todos os brasileiros deveriam visitar e conhecer. Historicamente, foi considerada a primeira capital do Brasil. Conta com um centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Os pontos turísticos mais conhecidos são o Largo do Pelourinho, símbolo da cidade, o Largo Terreiro de Jesus, rodeado por bares, restaurantes e construções históricas, além da praia do Farol da Barra, famosa pela vista do pôr do sol. 

12 Corumbá (MS)

Corumbá (MS)

A cidade de Corumbá está situada no Estado do Mato Grosso do Sul. Geograficamente, é composta por 60% do bioma Pantanal

Seu passado histórico é caracterizado principalmente pelo comércio fluvial corumbaense, refletido através da arquitetura dos casarões antigos. 

Um dos pontos turísticos mais visitados é o Porto Geral, considerado um dos maiores portos fluviais do Brasil. Nele, é possível contemplar uma vista inesquecível do Rio Paraguai e do Pantanal, principalmente durante o pôr do sol.

13 Porto Velho (RO)

Porto Velho (RO)

A capital do Estado de Rondônia é a única que faz fronteira com a Bolívia. A cidade nasceu em meio à construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no século XX. 

O Mercado Cultural de Porto Velho é ideal para os amantes da arte, música e de gastronomia típica. A Catedral Sagrado Coração de Jesus também é um dos pontos altos para os visitantes. 

É na região que se prepara os mais conhecidos pratos rondonienses: o Tacacá e o açaí com peixe e farinha.

14 Maragogi (AL)

Maragogi (AL)

Maragogi encaixa-se perfeitamente nos itinerários para aqueles que buscam belas praias. Chamado de “Caribe Brasileiro”, o lugar conta com lindas praias, como as de Antunes e Peroba, que apresentam uma coloração verde esmeralda e azul turquesa da água.

Quanto a gastronomia, o turista que visitar Maragogi não pode deixar de experimentar o famoso bolinho de goma, feito à base de manteiga e leite de coco. 

15 Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas (PE)

Localizada a 70 km de Recife, no município de Ipojuca, Porto de Galinhas abrange um conjunto exuberante de piscinas naturais de águas mornas, os chamados aquários naturais.

A praia de Maracaípe é excelente para quem deseja praticar o surf ou esportes náuticos, visto a intensidade dos ventos e ondas fortes. 

A cozinha regional com pratos à base de frutos do mar, carne-de-sol e galinha cabidela são um espetáculo gastronômico. 

16 Belém (PA)

Belém (PA)

Capital do Estado do Pará, a cidade Belém é uma das mais exóticas do país. Um dos pontos altos para quem está conhecendo a cidade é sem dúvidas o mercado Ver-o-Peso, localizado no coração da cidade.

Sob a estrutura de ferro, estão à mostra os mais típicos alimentos presentes na cultura paraense, como a priprioca, jambu, murici, mandioca-brava, castanha-do-pará, açaí, além dos peixes tambaqui, curimatã e bacuri.  

Boa parte do acervo histórico também está preservado. Monumentos como o Museu de Arte Sacra, a Casa das Onze Janelas, o Forte do Presépio e a Catedral representam muito bem o passado histórico da cidade. 

17 Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha (PE)

Um dos lugares que não poderia ficar de fora da nossa lista com os 20 melhores destinos para viajar no Brasil é Fernando de Noronha. O arquipélago que é chamado de “paraíso na terra” não recebeu esse nome deliberadamente.

Composto de 21 ilhas e ilhotas, o lugar conta com praias de água cristalina, onde é possível conhecer a vida marinha de perto. Praias como a da Baía dos Porcos e do Sancho estão listadas como sendo as mais belas do mundo. 

Outro ponto bastante conhecido é o Morro do Pico e dos Dois irmão, cartão postal de Noronha.  

18 Manaus (AM)

Manaus (AM)

Em busca das excursões à barco pelo rio Negro e Solimões em meio a densa Floresta Amazônica, o turista que visitar a capital do Amazonas certamente encontrará uma expressão cultural bastante exótica. 

Na cidade, o turismo fica por conta das construções históricas no estilo art nouveau do século XIX, construídas principalmente durante o Ciclo da Borracha. O cartão-postal mais famoso é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1886.

O destaque gastronômico fica por conta dos pratos com peixe, preparados com iguarias como o tucupi, gengibre e o açaí.

19 Paraty (RJ)

Paraty (RJ)

Cidade histórica do período colonial, Paraty ganhou notoriedade durante o ciclo da cana-de-açúcar e do ouro.

Uma das principais opções turísticas é a visita ao centro histórico, começando pela Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e e passando pelos passeios marítimos às praias e ilhas mais distantes da região, como a Ilha do Araújo e a dos Cocos. 

A principal iguaria da cidade é a banana-da-terra, presente em inúmeros pratos. 

20 Pico da Bandeira (ES)

Pico da Bandeira (ES)

Localizado no Parque Nacional dos Caparaó, no Espírito Santo, o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil. 

O destino é ideal para quem procura acampar, fazer trilhas e curtir a vista espetacular do topo.

Os rios e cachoeiras proporcionam ao turista um contato ainda maior com a natureza do lugar.

Veja também: 20 Paisagens mais bonitas do Brasil

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.