Geografia do Amazonas – Resumo

Apesar de ser o maior estado brasileiro em território, o Amazonas possui uma baixa densidade demográfica em comparação aos outros estados.

0

O estado do Amazonas faz parte da Região Norte do nosso país. Além disso, o estado é o maior do Brasil, com território de 1.570.745.680 km². Além disso, possui a maior biodiversidade de todo o mundo.

Entretanto, mesmo sendo o maior estado, ele possui uma baixa densidade demográfica. Sendo que segundo o último Censo Demográfico existem apenas 3.483.985 habitantes distribuídos em seus 62 municípios.

A capital do estado é Manaus, com 2,1 milhões de habitantes. Apesar disso, outras cidades como Parintins, Itacoatiara e Manacapuru também estão entre as mais populosas e importantes para o estado.

No Amazonas estão localizados os pontos mais elevados do país, como o pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude, e o 31 de Março, com 2.994 metros.

Outra característica de destaque da região é seu relevo. Isso porque o território do estado apresenta depressão em sua maior parte, e uma planície localizada perto do rio Amazonas. Ainda existem planaltos a leste.

Vegetação

E sem sombras de dúvidas a vegetação do estado é outro grande destaque. Estamos falando da Floresta Amazônica que cobre o estado. Desta forma, devido sua vegetação, o clima da região é o equatorial úmido, com temperatura média anual de 26,7 °C.

Apesar de ser conhecido pela floresta, a extração de madeira é ilegal no estado, sendo um dos problemas da região. Sendo assim, os principais recursos naturais do Amazonas são o ferro, estanho, bauxita e manganês.

Além disso a umidade relativa do ar fica em torno de 80%, com suas estações bem definidas, sendo elas o verão seco, ou menos chuvoso, e o inverno com bastante chuva.

O estado do Amazonas possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, concentrando cerca de 20% de toda a água doce do planeta Terra. Além do Rio Amazonas, no estado ainda existem os Rios Negro, Solimões, Purus, Madeiras, dentre outros.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.