O que é literatura?

A literatura abrange diversos conceitos para sua definição, mas se relaciona diretamente com o fazer artístico. Saiba mais e entenda o que é literatura.

0

O que é literatura? A busca por uma única definição para literatura pode ser difícil. Isso acontece porque a Literatura pode ser determinada como arte, produções escritas, profissões, entre outros.

Entretanto, a palavra “literatura” tem como origem o termo em latim “littera” que significa “letra”. A partir disso, se relaciona sua principal definição com a capacidade e conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta.

Assim, a literatura é uma maneira de adentrar o mundo das palavras e transformá-las em arte, ao utilizar-se de forma expressiva, poética e técnica das palavras, recriando a realidade a partir da visão do autor.

Arte literária

Primeiramente, é necessário entender que a literatura utiliza-se da palavra como matéria prima, manuseando a linguagem para criar a arte como forma de expressão.

Assim, o autor manuseia as palavras, visando torná-las em objetos de expressão muito além daquilo que elas denotam, gerando imagens e novos efeitos que transpassam seu significado básico.

Com isso, a literatura abrange os textos verbais, orais ou escritos, de caráter verídico, ficcional, etc.

Além disso, a literatura está presente a todo momento ao nosso redor, como nas histórias infantis, poemas , peças de teatro, novelas, filmes, cartas, entre outros.

O que é um texto literário?

Um texto literário é aquele que se utiliza da linguagem subjetiva e conotativa, com elementos estéticos, baseados na imaginação do artista. Além disso, esse tipo de texto não se prende a normas e regras gramaticais, pois se utiliza da arte como teor principal.

Já os textos não literários são textos informativos e objetivos, com uma linguagem denotativa, objetiva e clara. Ademais, utilizam-se da gramática normativa em suas composições.

Literatura como disciplina escolar

Na escola, estuda-se como literatura os textos escritos por autores de diversos períodos da história. Esses textos representam uma diversidade muito grande, pois as formas de fazer literatura e instrumentos utilizados para esse fim mudaram diversas vezes.

Por exemplo, no contexto brasileiro, é estudado na escola os estilos literários de época, como o Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo.

Esses estilos se modificam com a finalidade da escritas, um com a preferencia pela liberdade da escrita, como o Modernismo, e outro com a formalidade e rigidez estrutural e poética, como o Parnasianismo.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.