O que é ortografia?

A ortografia é essencial para a escrita de um idioma, sendo responsável por sistematizar e preservar a língua. Confira o que é ortografia.


Ortografia é o estudo da forma correta de escrita de um idioma. A palavra tem origem grega por meio do termo ortho, que significa “correto”, e grafo que significa “escrita”.

Com a ortografia, determina-se um sistema que preserva um idioma. Sem ela, seria impossível compreender a forma correta de escrever uma palavra somente pelos fonemas representados.

O sistema ortográfico praticado pelos países falantes da Língua Portuguesa foi firmado em 1990. Assim, o acordo define os princípios gerais para a escrita da língua. É importante salientar que o mesmo não ocorre com a pronúncia, que está associada a fatores históricos e culturais.

Além do Brasil, os países que possuem o português como idioma oficial são: Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Dessa forma, para produzir a escrita, utilizamos os símbolos representativos que chamamos de alfabeto. Nosso alfabeto é composto por 26 letras, tendo letras maiúsculas e minúsculas. Contudo, três das letras são usadas em situações especiais: K, W e Y.

Uso de K, W e Y

  • Siglas e símbolos: kg (quilograma), km (quilômetro), K (potássio);
  • Antropônimos, e palavras derivadas, originários de línguas estrangeiras: Kelly, Darwin, darwinismo.
  • Topônimos, e palavras derivadas, originários de línguas estrangeiras: Kosovo, Kuwait, kuwaitiano.
  • Palavras estrangeiras não adaptadas para o português: feedback, hardware, lobby.

Além das letras, o português utiliza de alguns recursos para a escrita exata dos fonemas, sendo eles notações léxicas e sinais gráficos. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

O uso dessas notações, assim como a pontuação, é estabelecido por meio da gramática.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.