O que é yuzu?

Fruto originário da China é amplamente utilizado na culinária asiática, mas vem se popularizando também no Brasil.

0

Você já ouviu falar em yuzu? Também conhecido como limão japonês, esse ingrediente é muito comum na culinária asiática e vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.

Então, o que é yuzu? Trata-se de uma fruta cítrica da mesma família da laranja, limão, tangerina e toranja. O yuzu se destaca principalmente pelo sabor ácido e aroma delicado.

Continue lendo para saiber mais sobre essa iguaria.

Origem do yuzu

Embora tenha se tornado mais conhecido no Japão, a ponto de ser chamado de limão japonês, esse não é o país de origem do yuzu. O fruto foi descoberto há mais de um milênio no leste chinês e em regiões centrais do Tibete.

Posteriormente, foi introduzido no Japão e Coreia, onde passou a ser amplamente cultivado e utilizado na culinária e como um insumo farmacêutico.

Foi trazido para os países ocidentais no início do século XXI, quando começou a ser utilizado em diversos pratos nos Estados Unidos.

Características do yuzu

O yuzu tem uma coloração amarelada e casca áspera e irregular, parecido com uma toranja. Seu tamanho pode variar entre 5 e 10 centímetros de diâmetro.

O sabor é intenso e ácido, que apresenta toques de tangerina, limão e uva, com um aroma característico único. Ademais, o yuzu tem propriedades antioxidantes e é rico em vitamina C.

Pode ser cultivado em climas quentes ou frios, adaptando-se bem a cada um deles. Embora ainda seja difícil encontrar o produto no mercado, já existem pequenos grupos de produtores de yuzu em São Paulo.

Como o yuzu é utilizado?

Em geral, o yuzu não é consumido como fruta, mas sim como um ingrediente de receitas tradicionais, sobremesas e bolos. A casca pode ser cortada em tiras finas e utilizada para aromatizar e decorar pratos.

O suco do yuzu é utilizado como tempero, da mesma forma que o limão. Também pode ser matéria-prima para molhos, como o ponzu e o yuzu kosho. O yuzu pode ainda ser utilizado na produção de xarope e chá.

O “limão japonês” pode ser utilizado em bebidas alcoólicas, seja na produção de cidras, licores e vinhos ou como ingrediente para outros drinks.

Devido a suas propriedades, o yuzu é utilizado como remédio natural para gripe e resfriados. Já o óleo da casca de yuzu também é utilizado como fragrância e pode ser aplicado para hidratar e perfumar a pele.

Uma tradição japonesa são os banhos de yuzu, no qual frutos inteiros ou pedaços dele são colocados em água quente. Ela é realizada durante o solstício de inverno.

Além de prevenir gripes, essa prática terapêutica também ajuda a relaxar o corpo e a mente, e melhora a circulação sanguínea.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.